Locaweb Edição 101
41 // capa / as novas regras do jogo // revista locaweb Desafios da liderança A pandemia do novo coronavírus impactou pequenas, médias e grandes empresas ao redor domundo e fez comque fosse necessário revisar estratégias, políticas e procedimentos para proteger funcionários e clientes. Para construir um ambiente mais seguro na volta ao escritório, os líderes devem responder cinco perguntas, que vão apontar quais desafios a gestão deve focar. 1 OS LÍDERES MUNDIAIS SÃO TREINADOS ADEQUADAMENTE PARA ATUAR EM POTENCIAIS FUTURAS CRISES? 2 COMO PROTEGER OS FUNCIONÁRIOS DE SEREM EXPOSTOS A UM VÍRUS, COMO O CORONAVÍRUS E OUTROS QUE PODEM SURGIR, NO LOCAL DE TRABALHO? 3 QUANDO É IMPORTANTE LIBERAR UM FUNCIONÁRIO PARA TRABALHAR EM CASA? COMO DEIXAR ESSA MENSAGEM CLARA PARA ELE? 4 VIAGENS DE NEGÓCIOS, TANTO DOMÉSTICAS COMO INTERNACIONAIS, SÃO REALMENTE NECESSÁRIAS PARA O FLUXO DO NEGÓCIO? 5 É INTERESSANTE AUMENTAR A CARGA HORÁRIA DE TRABALHO REMOTO PARA ESTIMULAR MAIOR RENDIMENTO INDIVIDUAL? proporciona um novo mindset aos negócios, pois reduz custos com viagens e promove agilidade nas negociações”, ressalta David. Já a combinação de home office e liderança virtual, algo inicialmente incerto, provou que pode apresentar resultados positivos, inclusive com o aumento da produtividade e qualidade de vida dos colaboradores. “Após passar um período em casa, os profissionais voltam para o contexto organizacional com outros valores. Cabe aos gestores refletir e se reposicionar, caso necessário, para reter os talentos”, afirma Haliny. Em casos de adoção definitiva do home office, é importante pensar nas leis trabalhistas. Embora boa parte dos direitos sejam iguais para quem trabalha em casa ou na empresa, há controvérsias em relação ao pagamento de vale-alimentação e ajuda de custo, por exemplo. Para evitar problemas, a dica é fazer um novo contrato, especificando o que foi acordado entre as partes. Por outro lado, na maioria dos casos, as despesas na casa dos colaboradores aumentam – e muitos estão arcando sozinhos com elas”, alerta David. A decisão da Crowe foi oferecer computadores e acesso a softwares, mas o pagamento da internet ficou de fora. “Fizemos uma avaliação interna e não vimos necessidade de uma intervenção neste momento. Mas, caso o trabalho remoto seja expandido – algo que está em nossos planos –, vamos avaliar o que podemos fazer para atender melhor os colaboradores”, explica Marcelo. Mudanças irreversíveis Apesar dos impasses a serem resolvidos, a transformação digital tem tudo para impactar a rotina de gestores e funcionários daqui em diante. “O fato é que, com a adaptação forçada diante do novo coronavírus, avançamos em meses o que poderia levar anos. Tivemos de mudar de comportamento e reavaliar diversos fatores da rotina corporativa. Agora, é hora de nos adaptarmos à nova realidade”, aponta Eder. Uma das mudanças mais evidentes ocorre na prospecção de clientes. O universo digital mostrou que não há limites de território e é possível, sim, conquistar alguém por uma tela. “Usar a tecnologia, além de ser uma iniciativa inteligente, Para Marcelo, da Crowe, vale até oferecer soluções de apoio psicológico para os funcionários
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