Locaweb Edição 101
39 // capa / as novas regras do jogo // revista locaweb “Do ponto de vista do gerenciamento, a adaptação ao mundo online permite adequar e consolidar processos. Isso tende a gerar inovação e um melhor monitoramento dos resultados. Na órbita da gestão de pessoas, por sua vez, esse processo gera aprendizado, atualização e comunicação assertiva”, afirma Haliny Torres de Oliveira Câmara, coordenadora e professora do curso de Gestão de Recursos Humanos do Senac EAD. Para exercer adequadamente uma boa gestão a distância, a dica é que os profissionais coloquem em prática as competências e habilidades conhecidas como soft skills. Entre elas, estão resiliência, criatividade Ferramentas para gestão DUAS PLATAFORMAS QUE FACILITAM A ROTINA ORGANIZACIONAL DE QUEM COMANDA EQUIPES VIA INTERNET Trello Esta ferramenta pode substituir a troca de e-mails e a necessidade de realizar várias videoconferências. Isso porque, por meio de cards, ela permite organizar informações de forma que todos os envolvidos saibam o andamento de cada tarefa. É uma boa maneira de ordenar, acompanhar e especificar trabalhos e seus prazos. Para usá-la, basta se logar e criar seu ambiente. Saiba mais em http://lwgo.to/1ku. Express Yourself A plataforma é dividida em quatro categorias principais: qualidade de vida, gestão de rotina, gestão organizacional e inteligência emocional. Tudo pode ser customizado de acordo com o número de integrantes e o setor da empresa. Com o aplicativo, o líder pode ainda comparar semanas ou meses de trabalho, bem como observar os possíveis aumentos ou diminuições na produtividade de cada colaborador. A ferramenta também indica o que pode ser feito para melhorar o quadro nos períodos de curto, médio e longo prazos. Informações: http://lwgo.to/1kt. e empatia. Isso sem contar a comunicação – que, segundo Haliny, é o fator mais essencial. “O bom relacionamento é fundamental em qualquer contexto, mas se torna obrigatório em um cenário de incertezas e adversidades. As organizações podem usar diversos canais de contato entre os funcionários, como intranet, vídeos, redes sociais, webconferências e blogs”, conta a especialista. “Uma boa comunicação fará ainda com que os colaboradores compreendam de maneira mais clara e objetiva quais são as demandas e as entregas a serem realizadas, bem como qual é o posicionamento da empresa diante dos desafios econômicos e de sustentabilidade financeira”, completa Haliny. É importante ressaltar que a conversa entre líderes e funcionários pode – e deve – ultrapassar o ambiente corporativo. O gestor tem de ficar atento às questões psicológicas e ao bem-estar de seus colaboradores. E, se necessário, acionar um apoio qualificado. A Crowe, empresa de auditoria e consultoria que tem seis escritórios espalhados pelo Brasil e cerca de 350 funcionários, por exemplo, disponibilizou um serviço de avaliação e orientação psicológica contratado de uma seguradora. “Observamos que alguns profissionais foram afetados pelo distanciamento Após passar um período em casa, os profissionais passam a enxergar o contexto do trabalho com outros valores, segundo Haliny, do Senac EAD
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