Locaweb Edição 101
P rimeiramente, vamos relembrar alguns acontecimentos que repercutiram bastante nas redes sociais durante a pandemia da covid-19: • A influencer Gabriela Pugliesi postou uma festa com amigos em plena quarentena. • O cantor Latino sorteou um cachorro nas redes sociais. • A marca Oakley divulgou o anúncio de R$ 147 por uma máscara de pano. • O dono da lanchonete Madero declarou: "Não dá pra parar só porque vão morrer umas 6 mil, 7 mil pessoas". O que eles têm em comum? Claramente, não têm empatia! Os erros descritos acima parecem óbvios, mas perceba que foram cometidos por nomes reconhecidos e que, certamente, já deveriam ter noção do quanto estavam equivocados em seus posicionamentos. Mesmo assim, não foram capazes de evitar o equívoco. Por isso, deixo aqui um conselho. Vale a pena parar por um segundo, um momento ou mesmo dias e refletir: "qual é o propósito do meu negócio?", “por que eu faço o que eu faço?”, “qual é o impacto para as pessoas?" Com pandemia ou sem pandemia, reflita sobre os valores que quer transmitir ao cliente. Independentemente de qual seja o seu ramo, humanos se conectam a humanos. E o que fica de aprendizado sobre como se posicionar nas redes sociais? Trago três dicas essenciais para você explorar daqui para a frente: 1 - FALE A RESPEITO DAS AÇÕES SOCIAIS que a sua marca tem feito. Pode soar exibicionista? Depende. Posso ser julgado? Sim. Mas estará ajudando do mesmo jeito, e pessoas podem se conectar à sua empresa e até pagar a mais pelo produto se souberem que você se preocupa com o impacto social. DICAS PARA SE POSICIONARMELHOR NAS REDES SOCIAIS APÓS O SURTO DONOVO CORONAVÍRUS Compandemia ou sem pandemia, reflita sempre sobre os valores que quer transmitir ao cliente 2 - IMPORTE-SE com acessibilidade. Use recursos que ajudam pessoas com deficiência. É possível, por exemplo, aplicar hashtags como #PraCegoVer nos textos, contar com intérprete de libras em lives, adotar cores e fontes mais legíveis nas peças. De quebra, você abre espaço para um novo perfil de cliente. 3 - PROMOVA DEBATES importantes para a sociedade. Se você vende bolsas de luxo ou máscaras de pano, não importa – converse com o público interno e externo a respeito de igualdade social e racial. Incentive o respeito e a informação entre as pessoas. Esses são conteúdos que nunca vão morrer, não têm prazo de validade e geram empatia. Certa vez, o especialista de marketing Rafael Terra citou, em uma live da Locaweb: "Se a sua marca fosse um super- herói, ela teria o poder de influenciar as pessoas”. Eu completo: que a influência seja positiva! Sabemos que o caminho é longo e nem sempre dá para fazer tudo de uma vez, mas sugiro que você comece da melhor forma possível. Finalizo com uma frase do grande professor e filósofo Mario Sergio Cortella: "Faça seu melhor, enquanto você tem chance de fazer melhor ainda". Desejo um caminhão de engajamento positivo nos próximos posts! 20 // opinião // revista locaweb ARIANNE REIS REDES SOCIAIS LOCAWEB, CURIOSA E HEAVY USER DE INTERNET. ariannereis @arianne.reis_
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