Locaweb Edição 101

18 // opinião // revista locaweb S aber falar em público, em reuniões, apresentações, pitches ou até em palestras é um imperativo a todos aqueles que desejam comandar um empreendimento. As constantes transformações no mundo dos negócios exigem preparo. Tão almejado nos dias de hoje, o sucesso pode ser alcançado a partir de uma formação técnica robusta, um networking qualificado e, sobretudo, uma comunicação eficiente. Negociar e se expressar com clareza são competências valorizadas, independentemente da área ou do setor de atuação. Saber se relacionar, e também se comunicar, sempre foram habilidades reconhecidas. Não importa a área, é preciso desenvolver ideias e ser capaz de transmiti-las adequadamente. Segundo o site “Psychology Today”, a cada quatro pessoas, três têmmedo de falar em público. Esse é um dos problemas que mais afetam as lideranças ao longo da carreira. E não há como fugir: cedo ou tarde, será necessário comandar reuniões importantes, apresentar projetos, conceitos ou iniciativas, além de interagir em dinâmicas de grupo. Tenho algumas recomendações sobre como ficar tranquilo e se preparar melhor antes de cada apresentação. E, principalmente, como estruturar uma linha de raciocínio de modo claro, para que o interlocutor compreenda objetivamente o que vai ser apresentado. Confira: 1 - Prepare-se – Para obter segurança, tenha domínio total sobre o assunto que será apresentado. Estude os tópicos principais e as informações específicas. 2 - Conheça-se – Descubra qual é o seu estilo e quais são as suas principais características. Use seus próprios recursos pessoais para se comunicar melhor. 3 - Conheça o público – Com quem você vai falar e por quê? Com essas informações, é possível se preparar melhor e adaptar a apresentação. 10 DIRETRIZES PARA TRANSMITIR COM EFICIÊNCIA SUAS IDEIAS EM PÚBLICO Negociar e se expressar com clareza são competências valorizadas, independentemente da área ou do setor de atuação 4 - Organize os pensamentos – Sistematize o que você precisará dizer. Raciocine como um professor, agrupando todos os dados e informações de modo que eles tenham sentido e transmitam claramente a mensagem. 5 - Resuma as palavras – Esclareça logo no início o objetivo da apresentação e exponha os tópicos que serão abordados. Faça isso de modo sucinto e coerente. 6 - Calibre a voz – Procure não falar nem tão alto, nem tão baixo. Pronuncie as palavras de forma clara, sem atropelos. Faça uma apresentação com energia. 7 - Faça pausas curtas – Elas criam expectativa, por isso são tão importantes na boa comunicação. Intercale o ritmo e fale de forma dinâmica, mais rápido em alguns momentos e pausadamente em outros. 8 - Cuidado comos vícios de linguagem – Quando nervosas, algumas pessoas pronunciam várias vezes a mesma palavra ou expressão. 9 - Cuidado com a expressão corporal – Sim, o corpo fala. E ele se expressa melhor quando encontra ummeio-termo. Movimente-se com parcimônia, de modo a chamar atenção para a informação que está sendo apresentada. 10 - Seja natural – A espontaneidade aumenta as chances de construir empatia. Mesmo que alguns erros sejam cometidos, eles não ganham tanta relevância. A simplicidade conquista. Aposte nisso. HIGOR GONÇALVES JORNALISTA, PÓS-GRADUADO EM COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA E MARKETING DO CONSUMO, ESPECIALISTA EM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, COM MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING. higorfgoncalves @ higorfgoncalves higor.fgoncalves@gmail.com

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