Locaweb Edição 100
30 // feed / smartphonesmulticâmera // revista locaweb pontos mais observados na hora de escolher um novo aparelho. Com essa demanda, os conjuntos fotográficos dos celulares desenvolveram-se bastante nos quesitos software e hardware. “Ao longo do tempo, as fabricantes começaram a introduzir softwares mais potentes e com recursos especiais para as câmeras”, diz Fabrício Habib, gerente de produtos da área de celulares da LG do Brasil. Os destaques aqui são o uso de inteligência artificial e a melhora no tratamento de imagens. “A tecnologia está evoluindo e agora busca oferecer recursos via software para suprir e melhorar o que já existe em relação a hardware”, destaca Thiago. Ao mesmo tempo, os aspectos físicos também vêm sendo aprimorados. É o caso da estabilização óptica, que, além de ajudar fotos e vídeos a não saírem tremidos, permite capturar imagens em qualquer condição de luminosidade. Por trás das câmeras Thiago destaca que as câmeras macro, de ação, de profundidade, teleobjetiva e ultra-wide são as mais adotadas pelos novos smartphones. Toda essa tecnologia permite otimizar os mais variados aspectos e as diversas necessidades do usuário. O especialista da LG explica que, antigamente, as pessoas ficavam espremidas para tirar uma selfie, por exemplo. Hoje, com a tecnologia multicâmera – e a ajudinha da lente grande-angular – é possível acomodar todo mundo na foto de forma mais fácil e flexível. Quem também se beneficia nesse sentido são as pessoas que gostam de fotografar pratos de comida para postar nas redes sociais. Usar um aparelho com uma câmera que tenha propriedade para isso, com uma lente macro, permite capturar cada detalhe da refeição em uma foto de ótima qualidade. Fabrício destaca que as máquinas fotográficas comuns, profissionais e semiprofissionais permitem a troca de lentes para cada tipo de necessidade. Como não há essa possibilidade no celular, o modelo multicâmera chegou para suprir uma necessidade do mercado. Por outro lado, e apesar do desenvolvimento da tecnologia, é importante destacar que os aparelhos com câmera simples ainda têm seu espaço . “Cada pessoa tem uma visão diferente. Existem consumidores que focam mais outras funções, como bateria e tela”, diz Thiago. Nesses casos, o conjunto fotográfico básico continua sendo suficiente. Para o pequeno ou médio empresário Mais que melhorar a experiência fotográfica dos consumidores finais, os smartphones multicâmera trouxeram novas possibilidades para os pequenos e médios empreendedores digitais. Daniel destaca que, por meio deles, é possível desenvolver conteúdo visual de alta qualidade sem precisar recorrer a um estúdio. Para empresas que trabalhem com artigos pequenos, cardápios ou outros conteúdos que exijam detalhamento, por exemplo, o celular com diversas câmeras tende a ser um grande aliado. Afinal, os diferentes tipos de lentes possibilitam fazer fotos com grande quantidade de detalhes mesmo quando seja preciso posicionar o aparelho próximo ao objeto a ser focado. Esse tipo de imagem tende a potencializar o poder de divulgação dos produtos em um site e nas redes sociais. Hoje em dia, muitos itens à venda na internet já apresentam reviews ou vídeos explicativos. Isso deixa claro que apostar na qualidade da imagem, de preferência com baixo investimento, é algo que se tornou mais acessível com a popularização dos smartphones multicâmera. “A tecnologia multicâmera é poderosíssima para os microempreendedores, independentemente do produto que se está comercializando”, diz Fabrício, da LG do Brasil. “Afinal, a captura de uma imagem pode ser decisiva para a produção de um conteúdo que vai fazer o seu cliente fechar a compra.” A tecnologia multicâmera é poderosa para os microempreendedores, independentemente do produto que se está comercializando '' Fabrício Habib , gerente de produtos da área de celulares da LG do Brasil
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