Locaweb Edição 100

26 // memória / locaweb // revista locaweb Claudio criaram a companhia e passaram a oferecer soluções para empresas que queriam ter presença no mercado digital. Aproveitando oportunidades O crescimento da Locaweb foi rápido. Nos primeiros meses de vida, a companhia conquistou mil clientes e precisou investir em novos servidores. Já em 2000, quando a bolha da internet dizimou uma série de empresas do ramo, a startup brasileira se manteve firme no mercado e aproveitou as oportunidades – pautas sobre a web estavam cada vez mais populares, fazendo com que negócios de todos os portes quisessem investir no mundo online. Foi nessa época que o negócio alcançou a marca de 10 mil clientes. Três anos depois, a Locaweb começou a oferecer soluções de data center e serviços de e-mail. Depois de mais algum tempo, investiu em IP Communication e construiu seu próprio data center, com capacidade para quatro mil servidores. Já a computação em nuvem passou a ser oferecida em 2008. Consolidada no mercado, a startup começou a chamar atenção de investidores. Em 2010, recebeu um aporte da Silver Lake, que permitiu aumentar as operações e criar um segundo data center, com capacidade para 25 mil servidores – um dos maiores da América Latina. O lançamento de plataformas como Criador de Sites Locaweb e Cloud/VPS ajudou a ampliar o leque de serviços oferecidos pela companhia. Além disso, ela investiu na aquisição de startups de tecnologia. Entre elas, a Tray (focada em e-commerce), a All iN (solução de marketing de relacionamento digital), a Yapay (especialista em meios de pagamento), o KingHost (empresa de serviços de internet e hospedagem) e o Delivery Direto (fornecedora de soluções SaaS para a gestão de restaurantes com delivery). “Essa trajetória deixa claro que a grande fortaleza da Locaweb é ser uma empresa que sabe se reinventar. Começamos há 22 anos explorando presença na internet e fomos capazes de migrar para novos setores, como SaaS, e-commerce, pagamentos, mobilidade e muitos outros”, diz Gilberto. “Isso só foi possível graças à nossa cultura acolhedora a pessoas que gostam de trabalhar com inovação”, completa. Futuro promissor Gilberto explica que, atualmente, a Locaweb tem três grandes vertentes. A primeira é a Be Online, que marcou o início da companhia e continua sendo a fonte da força da marca. Também há os serviços inovadores de SaaS, que proporcionam ferramentas de produtividade e aumento de vendas aos clientes, e o Commerce, que está explorando a vertente de forte crescimento do comércio eletrônico no Brasil. A previsão é a de que a empresa siga aprimorando seu portfólio de serviços. “Nossos planos são seguir com aquilo que sempre fizemos: inovar para ajudar negócios a prosperar por meio da tecnologia, seja via desenvolvimento interno, seja pela continuidade da estratégia de aquisições”, finaliza. Gilberto Mautner fundou a Locaweb com o primo Claudio Gora Locaweb na bolsa No início de 2020, a Locaweb abriu capital na bolsa de valores. “Desde o estabelecimento da sociedade com a Silver Lake, em 2010, elevamos a maturidade na nossa governança, bem como em campos como profissionalização e aprendizado para crescer inorganicamente, via aquisições”, explica Gilberto Mautner, cofundador da empresa. “Identificamos que, além de proporcionar uma via de saída ao nosso sócio, o IPO poderia trazer mais recursos para aprofundar o crescimento inorgânico, com mais aquisições. Tudo isso é potencializado por nossa forte presença em pequenas empresas e pelo sucesso dos segmentos em SaaS e Commerce”, completa. Foto: Marcio Hanashiro

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