Locaweb Edição 100
D urante a quarentena, percebi que algo havia mudado nas redes sociais. Se antes já havia muita coisa acontecendo ao mesmo tempo nessas plataformas, notei que tudo foi potencializado: saúde, economia, fake news. Nunca houve tanta notícia nos deixando ansiosos, principalmente em meio a uma pandemia. Surgiu, então, uma ideia universal: se a maioria das pessoas está em casa, vamos entrar ao vivo nas redes sociais. Assim, ainda mais conteúdo e informação passaram a ser despejados simultaneamente. De repente, me senti usando o celular como se estivesse em frente a uma TV, com várias opções de canais novos, que apareceram do nada. Era tanto conteúdo que eu não sabia a que assistir. Cheguei a ignorar por vários dias a existência das lives, pois achava bizarro demais aquele exagero de vídeos. Até que em um belo (ou estranho) dia, me peguei hipnotizada, literalmente, por um hipnólogo que resolveu tratar a ansiedade dos internautas ao vivo. Logo depois, foi ladeira abaixo: aprendi francês com a Anitta, fiz musculação com a Bruna Marquezine e assisti ao show do Gusttavo Lima, que ultrapassou a live da Beyoncé na audiência. E olha que eu nem era fã dele – mas virei, quando o vi limpar a mão com álcool em gel, entre uma música e outra. Incrédula, percebi que meus amigos que tinham negócios, muitos deles até então pouco ativos na internet, também estavam lá. Eles deram a cara para bater e divulgaram seus conteúdos, inclusive com interação ao vivo. A aflição de um momento incerto fez com que influenciadores e marcas se disponibilizassem a ajudar pequenos empreendedores, O BOMBARDEIO DOS VÍDEOS AO VIVO E O QUE APRENDEMOS COM ELES As lives foramo caminho encontrado para os profissionais continuar exercendo seus trabalhos divulgando gratuitamente seus negócios. Médicos e psicólogos disponibilizaram atendimento gratuito virtualmente. E nunca, no auge dos meus 30 anos, havia visto tantas correntes do bem se apropriando do mundo virtual. Foi assim que mudei minha opinião quanto às lives. Entendi que elas foram o caminho encontrado para os profissionais exercerem seus trabalhos – e as pessoas, em geral, puderem ter acesso a eles. A questão social nunca pareceu ter tamanha importância quanto tem agora. Em alguns momentos, somos pessoas tentando garantir o pão de cada dia. Em outros, seres comuns tentando se livrar do ócio. Sem dúvida, os profissionais que souberam aproveitar bem esse momento garantiram novos fãs, novos seguidores e novos leads! Quem pouco entendia do mundo digital teve de dar um jeito – e muitos o conseguiram. Por fim, que isso seja um aprendizado para todos nós sobre a importância da presença digital e da reinvenção dos nossos talentos e, sobretudo, da responsabilidade de compartilhar conteúdos que mostrem nossos valores, conhecimentos e civilidade, antes de vender um produto ou serviço. Desejo sucesso para você nessa nova caminhada! 20 // opinião // revista locaweb ARIANNE REIS REDES SOCIAIS LOCAWEB, CURIOSA E HEAVY USER DE INTERNET. ariannereis @arianne.reis_
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