Locaweb Edição 99

mundo design De acordo comBruno, da Lamattina, não se pode privar de gerar umconteúdo mais explicativo, pois isso pode ser bomaté para o SEO P roduzir conteúdo de forma adequada é algo que pode impactar diretamente os resultados de um site, independentemente se o objetivo é vender produtos e serviços ou apenas conquistar audiência. Afinal, é combase nas informações expostas que o usuário decide se vai continuar naquela página ou, por exemplo, procurar um concorrente. Dentro do que se define como conteúdo estão fotos e ilustrações, vídeos, áudios e textos, mas são estes últimos quemais geramdúvidas entre os empreendedores. Muito se fala que eles devem ser objetivos e fluidos, mas o fato é que não é simples destacar, empoucas palavras, todas as características da solução que sua empresa oferece. Por isso, vale a pena recorrer a algumas técnicas. “Uma forma demanter os leitores atentos é criar parágrafos curtos. Isso não significa, porém, que os textos tenham de ser necessariamente pequenos” relata Dayse Lislaine, coordenadora demídias da Evonline. “Quemdeseja promover um serviço emumblog, por exemplo, pode gerar conteúdos mais consistentes. Para ter umbom ranqueamento no Google, o ideal é que apresentemalgo em torno de 350 palavras”, completa. Mais do que pensar no tamanho, entretanto, a dica na hora de produzir textos é atentar às informações que responderão as objeções que o cliente do site venha a ter antes de realizar uma conversão. “Caso você queira solicitar que o usuário cadastre ume-mail, em troca do download de ume-book ou do acesso a uma landing page, por exemplo, vá direto ao ponto. Menos distração, nesse caso, é igual amaior taxa de conversão”, explica Bruno Lamattina, diretor de interatividade da Lamattina Marketing Digital. Por outro lado, se o seu produto ou serviço demandar umgrau de comprometimentomaior, não se prive de gerar um conteúdomais explicativo, com features do que está vendendo, depoimentos de clientes, projetos executados e por aí vai. “Tudo isso pode ser importante para convencer o consumidor e, de quebra, ajudar na estratégia de SEO, na qual qualidade é algo aindamais importante que quantidade”, acrescenta Bruno. Textos enxutos e usabilidade Para evitar a ausência de conteúdo essencial e um consequente ruído na comunicação com o público-alvo, é preciso ter emmente que a produção de textos deve estar sempre ligada à funcionalidade do site – algo que deve ser respeitado durante todo o processo criativo. “Quando se analisa o conceito de usabilidade, temos de considerar a forma como esse texto será aplicado na página, não apenas a quantidade de palavras que ele terá. Isso tudo envolve uma conexão direta com o designer, já que as fontes precisam ser aplicadas em tamanhos corretos e as cores e os fundos devem dar um contraste que facilite a leitura”, informa Dayse. Aqui, o texto enxuto acaba atuando como umgrande aliado, já que émais fácil gerar sites responsivos quando eles apresentammenos barra de rolagem. “A verdade é que o usuário deseja que tudo apareça rápido e demaneira fácil na tela. Resumir o conteúdo a ponto de omitir dados importantes é algo negativo, mas trabalhar para expor omáximo possível de informações, demaneira clara e objetiva, é fundamental para quembusca prender a atenção do público”, conta Dayse. Soluções práticas Seja com textos grandes, seja com curtos, é importante criar outras soluções para que o conteúdo possa ser assimilado damaneiramais eficaz possível pelas pessoas. “O tempo de atenção que os usuários dedicamaos sites está cada vez mais baixo e, muitas vezes, você tem menos de cinco segundos para capturar o visitante, antes que ele vá embora. Dessa maneira, umbom título comumbotão (call-to-action), por exemplo, pode ser tudo de que você precisa para o seu site converter”, indica Bruno. Uma boa redação, o tempo de carregamento da página e o layout adequado da página somam-se a essa equação. É por isso que gerar um bom conteúdo demanda um trabalho em equipe. Diante desse cenário, a supervisão cautelosa do empreendedor, antes de o site ir ao ar, tende a ser tão fundamental quanto a própria solução oferecida pelo negócio. Dayse, da Evonline: "O ideal é expor o máximo possível de informações úteis, mas demaneira clara e objetiva"

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