Locaweb Edição 99
capa 38 REVISTA LOCAWEB ferramentas poderosas nesse processo de compreender, pesquisar e medir a identificação do público com a marca. “É de suma importância estar atento aos seguidores da página da empresa e ouvir o que eles têm a dizer nas redes e em outros canais de interação”, destaca o empreendedor. “É assim que sabemos, por exemplo, que os desejos de quem nos segue são os mesmos que os nossos.” Quando essa conexão acontece de verdade, o crescimento do negócio é uma simples consequência. da Piticas acredita que pesquisas de mercado e endomarketing podem trazer insights valiosos sobre essa geração de clientes. É por isso que a marca de roupas encomendou um estudo especial para identificar e estreitar a conexão com o consumidor. Com base nos resultados, decidiu criar uma persona, que recebeu o nome de Piticas, como o da loja. Trata-se de uma menina geek de 27 anos, apaixonada por cinema e séries, entusiasta de filmes, que joga PS4 e adora ler. Felipe diz que as redes sociais também se mostraram Será que eu compro A Gang é a maior marca de moda jovem do sul do país e tem em seu DNA o compromisso de “representar uma geração plural, múltipla e hiperconectada”. “A ideia da marca é ir além do guarda-roupa. Para isso, expressa o comportamento jovem e aposta na representatividade, celebrando o diverso e acreditando nas grandes transformações coletivas”, diz Ana Luiza. Diversas estratégias são aplicadas para que, na prática, o relacionamento com os jovens seja o mais transparente possível. Em sua loja virtual, por exemplo, a empresa trabalha alinhada a um calendário de datas relevantes para esse público. “A campanha de volta às aulas, por exemplo, é a principal do ano. Sabemos o peso que tem na vida dessa geração”, destaca a empreendedora. Ana Luiza garante que esse cronograma é importante na comunicação entre marca e consumidor e nos resultados das vendas. “O segredo é atuar conforme as oportunidades do segmento”, explica. O principal desafio para as companhias nesse contexto é entender que tudo o que o jovem adquire ou aspira consumir é concorrência nesse segmento, e não apenas as empresas que trabalham com produtos ou serviços semelhantes aos seus. Para as marcas que lidem com jovens, é importante se mostrar como referência, provando que são capazes de entender e carregar uma conversa profunda com o consumidor Felipe Rosseti, sócio-diretor da Piticas
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