Locaweb Edição 99

C onsidero a Bíblia umdos livros mais influentes de todos os tempos. Não apenas pelas mais de cinco bilhões de cópias vendidas e distribuídas ao longo dos anos, segundo o Guinness World Records, mas tambémpela presença, no decorrer da História, emáreas e campos variados: da religião à ciência, passando pelas artes e culturas e transcendendo as nacionalidades. Acredito que grande parte da influência da Bíblia resida na sua capacidade de retratar situações e de fornecer respostas aos questionamentos humanos mais diversos. No Evangelho deMateus existe uma passagemqueme intriga: “E não fez ali muitasmaravilhas, por causa da incredulidade deles”. O trecho narra que Jesus, já conhecido emvárias cidades por ensinar, curar e inspirar as pessoas, retorna à sua terra natal, mas encontra apenas a desconfiança dos conterrâneos. Pare e pense no quanto essa situação é familiar àmaioria de nós. Quantas vezes somos apoiados e reconhecidos pelos de fora, emdetrimento daqueles que estão bemao nosso lado, emcasa ou no trabalho. É o caso, por exemplo, de empresas que fazem onerosas contratações externas, emvez de valorizar os talentos internos, pratas da casa. Omesmo vale para os clientes que não reconhecema qualidade nema competência do trabalho prestado por bons fornecedores. Já reparou ainda quantos brasileiros foram valorizados no exterior para, apenas depois disso, ter algumtipo de reconhecimento dentro do próprio País – quandomuito, se tiveram? Emáreas, profissões oumercados osmais diferentes, exemplos não faltam. Vão domacro aomicro. A falta demotivação, valorização e senso de pertencimento, no âmbito das empresas, está entre os principaismotivos para o baixo desempenho e a alta rotatividade. Por outro lado, “a vida émelhor para aqueles que fazemo possível para ter omelhor”. A frase de JohnWooden, ex-jogador e umdosmelhores treinadores de basquete dos Estados Unidos, indica como uma pessoa, com amotivação correta, como gatilho adequado, pode concretizar qualquer objetivo. Quando umcolaborador ou fornecedor nota que a empresa ou o cliente o valoriza, trabalha commuitomais afinco e disposição para superar as expectativas e os desafios. Atua comgarra. E isso, posso garantir: faz toda a diferença. Se você comanda umnegócio ou uma empresa e lidera pessoas, sugiro que hojemesmo passe a prestigiarmais o trabalho de quemajuda a “tocar o barco” todos os dias. Caso tenha fornecedores, valorize a parceria; não desestimule o suporte pormero capricho, nempara pagarmenos emnegociações ou renegociações de contratos: isso émesquinho, alémde ridículo. Não deixe para valorizá-los somente quando estiver prestes a perdê-los para a concorrência. No livro de Lamentações, no Antigo Testamento – umconjunto de cinco poemas escritos, provavelmente, após a queda e a destruição da cidade de Jerusalémpor Nabucodonosor, entre os anos de 587 e 586 a.C. –, o autor se lastima acerca da situação degradante emque o povo se encontra. Emmais uma passagem intrigante, existe o seguinte trecho: “Como o ouro perdeu o brilho! Como o ouro fino ficou embaçado! As pedras sagradas estão espalhadas pelas esquinas de todas as ruas.” Resguardadas as circunstâncias e trazendo-o para os dias de hoje, deixomais um conselho: não negligencie nemdesvalorize pessoas preciosas que estão ao seu lado. Mais que crescimento, prestígio ou dinheiro, elas são o seu verdadeiro tesouro. Higor Gonçalves Jornalista, pós-graduado em ComunicaçãoMercadológica eMarketing do Consumo, especialista emAssessoria de Comunicação, comMBA em Gestão Estratégica deMarketing /higorfgoncalves @higorfgoncalves higor.fgoncalves@gmail.com Omais valioso dos tesouros influenciador 18 REVISTA LOCAWEB

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