Locaweb Edição 98

especial 46 REVISTA LOCAWEB Quando o assunto é periodicidade, tudo vai depender do objetivo. “Se a intenção é construir audiência, o ideal é trabalhar com episódios semanais”, diz Guilherme. Ele lembra que qualquer programa, com zero ou R$ 1 milhão investido, começa com nenhum ouvinte. Trata-se de um processo de construção. Assumir uma periodicidade mensal, por exemplo, pode significar um retorno demorado e afastar o público duramente conquistado. Quem fez e acertou A 99 é um dos cases de sucesso dentre as empresas que já investiram nos podcasts. A ideia de explorar a mídia nasceu em 2019, quando a companhia fez quatro episódios especiais para falar a respeito da campanha do Maio Amarelo. O projeto deu tão certo que a empresa decidiu transformá-lo em um canal oficial: o Papo de Motora. “Após muitas pesquisas, nós entendemos que o podcast é um canal muito consumido em deslocamentos. Isso é ótimo, pois tem tudo a ver com o perfil dos nossos parceiros”, diz Mariana Tozzini, gerente de marketing da 99. Para conversar com sua base, a empresa optou por usar a mídia como um canal de comunicação direta, em uma dinâmica “de motorista para motorista”. Mariana conta que, durante o desenvolvimento da temporada, a 99 pensou em como os episódios poderiam ser um parceiro no dia a dia dessas pessoas. “Apesar de ter gente no carro o tempo todo, essa é uma profissão muito solitária”, afirma. A partir disso, o podcast se consolidou baseado em uma pauta principal e dois áudios de parceiros dando dicas, além de na história de um convidado. O Papo de Motora sempre tem um motorista como coapresentador. Na bancada também estão uma apresentadora e um especialista, que se aprofunda no tema- chave do episódio. A primeira temporada do cast teve 12 programas e abordou temas como “MEI é para mim?” e “Com segurança você faz mais”. “Nós criamos o podcast puramente como um canal de engajamento”, destaca Mariana. A estratégia sempre visou amplificar o relacionamento da 99 com o público e disseminar suas campanhas. “Aos poucos, identificamos que os motoristas estão cada vez mais dispostos a interagir, justamente por conta dessa construção de marca e da característica de ‘canal-amigo” do podcast”, completa a gerente de marketing. Comece antes dos outros Para quem já se convenceu a investir na criação de um podcast, a recomendação unânime dos especialistas é: coloque a mão na massa e faça um programa-piloto. “É provável Após muitas pesquisas, nós entendemos que o podcast é um canal muito consumido em deslocamentos. Isso é ótimo, pois tem tudo a ver com o perfil dos nossos parceiros Mariana Tozzini, gerente de marketing da 99, que mantém o podcast Papo de Motora

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