Locaweb Edição 98

podcast 45 REVISTA LOCAWEB O Dicas Curtas é uma plataforma de podcasts lançada em 2017. A iniciativa criou um ecossistema de conteúdos nichados, por meio de seis programas. Hoje, grandes nomes do mercado, como MaxMilhas e Cambly, patrocinam essas produções. Breno Reis, especialista em Marketing Digital responsável pela empresa, explica como anunciar nessa mídia pode ser vantajoso para qualquer negócio: Quais são as vantagens dos anúncios em podcasts em relação às outras mídias digitais? O grande benefício está na relação entre o ouvinte e o apresentador, que já foi estabelecida antes do anúncio. Quando alguém recomenda um produto ou serviço, temos grande possibilidade de consumi- lo, baseados na opinião de um amigo ou familiar. Nesse caso, o apresentador do podcast é a pessoa de referência para o ouvinte. Quando ele indica algo, sua opinião tem grande valor e estimula a audiência a consumir o que foi oferecido. Também podemos levar em consideração que as demais mídias, como links patrocinados e anúncios em redes sociais, estão cada vez mais caras, exigentes de conhecimento técnico e otimizações constantes. Como o empreendedor deve buscar um programa para anunciar sua marca? Faça uma análise do que você quer oferecer e busque por podcasts com temas relacionados. Eles já estarão segmentados e com uma audiência sensível à oferta. Se uma fintech quer aumentar o número de clientes, faz mais sentido procurar programas que falem sobre investimentos, e não a respeito de cinema. O retorno em cima do que for aplicado será maior quando o tema tiver afinidade com o produto ou serviço. Quais são osmodelos de anúncios disponíveis? Temos os Spots, nos quais são inseridas, no episódio, vinhetas produzidas especificamente para divulgar o produto do anunciante. Outro exemplo é a Menção, feita pelo apresentador no meio da pauta do programa. Esse formato émais imersivo, já que o anúncio passa praticamente despercebido. No Testemunhal, o host compartilha coma audiência sua experiência pessoal em relação ao produto ou serviço. E ainda temos o Episódio Publicitário, modelo no qual o tema é definido propositalmente para promover alguma ação demarketing damarca. Para escolher amelhor abordagem, é preciso avaliar o objetivo. Se estiver fazendo ações pontuais ou testes, as Menções e os Testemunhais gerambons resultados. Agora, se a ideia for trabalhar com ações recorrentes dentro de umplanejamentomaior, a recomendação é fazer ummix de Menções, Testemunhais e Episódios Publicitários. É caro anunciar em podcasts? Ao investir em links patrocinados, propagandas de rádio, TV e até outdoors, o tempo de exposição é limitado ao orçamento. No caso do podcast, ela dura enquanto o episódio estiver publicado – e raramente os anúncios são excluídos. Sobre números propriamente ditos, não existe uma tabela. Os preços estão associados a custo de produção, infraestrutura, audiência e formato escolhido para anunciar. Anuncie aqui! Breno, da Dicas Curtas: "O retorno em cima do que for aplicado será maior quando o tema do podcast tiver afinidade com o produto ou serviço"

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==