Locaweb Edição 98
especial 44 REVISTA LOCAWEB Como não tem apelo visual, o conteúdo do podcast deve ser de alta qualidade, informativo e com grande potencial de engajamento Kelly Gequelim, coordenadora de projetos da produtora Tumpats O guia por capítulo também é fundamental para que todos estejam preparados e sejam capazes de criar ganchos para os próximos programas. O podcast, em geral, tem um caráter bastante amador, por ser fácil de fazer. Entretanto, quando se fala em parte técnica, é importante que as empresas busquem pelo maior nível de qualidade possível. Gravar em estúdio, por exemplo, é o melhor dos mundos. Mas, se não for possível, encontre um ambiente sem eco ou interferências sonoras, além de um bom profissional de edição, capaz de selecionar os melhores momentos do bate-papo (e corrigir quaisquer problemas com a gravação). Adapte-se ao público A duração e a periodicidade dos episódios também são pontos-chave para o sucesso. A coordenadora de projetos da Tumpats destaca que o público clássico do podcast está acostumado a ouvir mais de uma hora de conteúdo, mas os ouvintes novos, não. “O período que costuma ser mais bem recebido é entre 25 e 45 minutos. Por isso, é preciso saber entregar o melhor conteúdo no menor período possível.” maior do que as que observamos com vídeos. Ou seja: as pessoas estão apaixonadas pelo formato e escutam os episódios praticamente na íntegra”, comenta. Por ser mais relevante em engajamento, conexão e experiência, o podcast tende a ser um desperdício, caso seja tratado apenas como ferramenta de vendas. Nesse caso, é mais fácil usá-lo como meio publicitário. “Se o seu objetivo for aumentar o volume de produtos comercializados, o ideal é procurar um programa já consolidado, com um público parecido com seu alvo, e anunciar lá”, diz Guilherme Pinheiro, produtor executivo da empresa de áudio Ampère. 3, 2, 1, gravando Para as empresas que desejam usar a mídia como ferramenta institucional, aqui vai a dica: seu líder de projeto precisa ser um entusiasta de podcasts. O grande trunfo aqui é a oportunidade de aprofundar uma conversa de interesse mútuo. Ter alguém especialista vai ajudar a direcionar o projeto para o assunto, as pautas e o formato mais coerente dentro da estratégia estabelecida. Quando encontrar seu tema e sua voz, é imprescindível refletir sobre o projeto como um todo. Kelly recomenda fazer um roteiro básico com episódios, convidados e agendamento das gravações.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==