Locaweb Edição 98
pitch perfeito 39 REVISTA LOCAWEB 1. Ideia bem-definida Algumas características fazem com que uma startup seja mais atraente. Dentre elas, destacam-se: potencial de mercado, equipe capacitada, solução de problema real, e diferencial. No pitch, deixe bem claro de que forma sua empresa se encaixa em cada um desses pontos. 2. Discurso para a banca Vale a pena quebrar a cabeça para adaptar a apresentação de acordo com o público que irá assistir a ela. Não vá à reunião sem descobrir previamente quem são os investidores que estarão lá e o que costuma atraí-los. 3. Treino e mais treino Você só estará confortável durante o pitch se dominar a apresentação. Convide ummentor, empreendedor mais experiente ou até amigos para treinar o discurso. Caso algum deles não entenda parte do discurso, é sinal de que o texto precisa ser simplificado. 4. Material de apoio Os slides de PowerPoint são bons aliados na hora de apresentar sua startup. Porém, eles só estão lá para coordenar o conteúdo. Não é de bom-tom colocar muito texto nos slides e muito menos lê-los – isso passa a impressão de que você não domina o próprio negócio. 5. Rodada de perguntas Ao final, é comum que os investidores tirem dúvidas a respeito da apresentação. Uma estratégia bacana é preparar-se para questões que possam ser levantadas. Descubra em quais pontos eles podem se aprofundar. 6. Transparência Todos os dados apresentados devem ser embasados. Não há lugar para achismos durante o pitch. Inclusive, caso não saiba responder alguma pergunta, não enrole. Diga que vai validar o ponto em um futuro próximo. 7. Concorrência Startups que não reconhecem rivais estão no caminho errado. Mesmo que não haja concorrentes diretos, é possível (e provável) que os consumidores usem alternativas em relação àquele produto ou serviço. Identifique-as. 8. Vários pitches Você deve estar pronto para apresentar seu negócio em tempos diferentes. Prepare versões objetivas do discurso que atendam desde 1 até 15 minuto(s). 9. Feedback Após a apresentação, tente conversar com os investidores para receber conselhos a respeito do pitch. Isso mostra que você tem iniciativa – e que não está pensando apenas em dinheiro, mas emmelhorar sua ideia. 10. Paciência Entre apresentar o pitch e receber o aporte existe um hiato que pode demorar até anos. Não force a barra. Apenas certifique-se de que os investidores tenham seus contatos e possam encontrá-lo da maneira mais rápida possível. Direto ao ponto Resumo com 10 estratégias que podem ajudá-lo a criar um pitch convincente, segundo procedimentos recomendados por investidores e especialistas do mercado Shutterstock.com
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