Locaweb Edição 98

capa 38 REVISTA LOCAWEB a comunicação em aberto. “Durante o pitch, coloque seus contatos bem grandes na apresentação, preferencialmente no último slide. Também entregue cartões, se fizer sentido. Seja uma pessoa fácil de ser encontrada. Se o investidor se interessou por você, ele vai procurá-lo”, aponta Welliton. Nesse processo, vale saber que, em geral, leva-se de seis meses a dois anos para conquistar um investimento, o que exige um bocado de paciência e dedicação. “Capital de risco no Brasil ainda é algo de difícil acesso. Por isso, é importante começar o processo de captação antes de precisar do recurso de fato, para poder avaliar as melhores oportunidades e conseguir o aporte quando ele realmente for essencial para o desenvolvimento do negócio”, recomenda Francisco. A cor do dinheiro Após receber uma resposta positiva do parceiro, ainda levará entre três e oito meses para ter o dinheiro em mãos. Esse período servirá para acertar questões burocráticas. “A documentação necessária e os contratos de um investimento tendem a ser bem complexos. Mais uma vez: não espere apresentar o pitch hoje e, semana que vem, ter o recurso no banco”, declara Welliton. Quando o assunto é retorno do montante investido, o tempo é ainda mais rigoroso: o ideal é considerar uma média acima de cinco anos. “O período é longo porque não é possível organizar e valorizar um negócio tão depressa. Investimento é um jogo de longo prazo. O problema é que, hoje, as pessoas são muito imediatistas. Principalmente a geração Millennial. Eles acham que vamos entrar no negócio e traremos os melhores resultados em dois anos, no máximo”, conta Camila. Qualquer estatística em relação a tempo de investimento e retorno, no entanto, deve ser analisada com cuidado, já que tudo pode variar de acordo com o modelo de negócio e sua aceitação. Isso porque quem determina o sucesso ou o fracasso de uma startup é o público. “O investidor tem experiência em analisar projetos e costuma identificar o que dá certo ou não. O único juiz da sua ideia, no entanto, é o mercado”, aponta Welliton. Afinal, se as dicas dos possíveis parceiros e especialistas são essenciais, as dos consumidores são ainda mais relevantes. Um pitch tende a ficar mais atraente caso seja estruturado em quatro dimensões: 'quem somos', 'nossa oferta', 'por que agora' e 'nossos números' Paulo Beck, CEO e fundador da GROW+ Startups Accelerator

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