Locaweb Edição 98

pitch perfeito 37 REVISTA LOCAWEB ‘não’ nesse curto período de tempo é melhor do que ter um ‘sim” em dois anos, quando o negócio pode estar em uma fase completamente distinta”, completa o coordenador do SEED. Uma boa dica para ter um retorno mais rápido é deixar ricas, que podem funcionar como ótimos conselhos para seu negócio. “No pós-banca, se for possível, chame os integrantes para conversar e peça um retorno mais profundo. Isso causa boa impressão nos investidores e é importante para o networking, pois pode se transformar em um relacionamento de longo prazo. Nem tudo gira em torno de dinheiro”, diz Welliton, da Evolve MVP. O tempo para a chegada da resposta oficial sobre se o investimento ocorrerá ou não, porém, costuma variar. “O Canary, um dos principais e mais bem-estruturados fundos do Brasil, tem dado retorno em até duas semanas, que é o padrão ouro para esse tipo de negócio”, conta Francisco. “O interessante é que até mesmo receber um não sei de tudo. Os grandes líderes também assumem que não sabem”, aponta. Para agradar os investidores, é importante, também, não ser cegamente apaixonado por suas ideias a ponto de não reconhecer a existência de rivais. “Isso demonstra certa miopia de mercado. Às vezes, mesmo que o negócio não tenha um concorrente direto, é possível que o cliente use soluções substitutas para aquele problema. E, caso contrário, será que o consumidor precisa tanto daquilo ou será que a questão não é tão relevante assim?”, pergunta Mariana. Feedback pós-banca As perguntas feitas após o pitch podem ser observadas como uma espécie de feedback, mas dá para ir além disso e ter acesso a respostas mais Um erro comum é o empreendedor não se preparar para o que vem depois da apresentação. Existe a tendência de focar tanto o pitch que muita gente se esquece da rodada de perguntas que os investidores costumam realizar Shutterstock.com

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==