Locaweb Edição 98

capa 36 REVISTA LOCAWEB “Essa atividade não serve apenas para que o empreendedor esteja preparado para o pior – já imaginou se acaba a energia elétrica? –, mas tambémporque contribui para a fluidez das ideias”, explica. Diferentes versões de um pitch O tempo de apresentação pode variar muito de acordo com a finalidade do pitch e a proposta dos investidores. É importante ser flexível para se dar bem nas mais variadas situações. “Já não só vi empreendedores usarem cinco minutos muito mal, como também presenciei apresentações sensacionais em apenas dois minutos”, afirma Mariana. De forma geral, o pitch para grupos de investimento costuma ter cinco minutos, podendo subir para 10 minutos em eventos específicos. Já as apresentações individuais para parceiros potenciais podem levar até 15 minutos. Nesse caso, é preciso tomar ainda mais cuidado. “O empreendedor tem de ser sucinto e não fugir do objetivo, que é apresentar o negócio. Também deve ficar atento a manter a curiosidade dos ouvintes. Quando ela se dissipa e foge, por se ter tempo de sobra, é hora de parar”, aconselha Amure. Mais uma vez, o treinamento aqui se mostra como algo essencial. É recomendável ter versões do seu pitch para 1, 3, 5, 10 e 15 minutos. “Você precisa conseguir apresentar a sua ideia em uma frase ou em uma boa conversa”, ressalta Welliton. Rodada de perguntas Um erro comum é o empreendedor não se preparar para o que vem depois da apresentação. Existe a tendência de focar tanto o pitch que muita gente se esquece da rodada de perguntas que os investidores costumam realizar. “É bom se antever às dúvidas que possam surgir. Quais são as fraquezas, os desafios e os riscos do seu negócio que podem ser questionados? O quanto eles podem impactar o desenvolvimento da empresa? Quais são as chances de um problema acontecer? Qual é o seu plano para superar ou reverter essa situação, caso necessário?”, questiona Mariana. “Prepare-se. O investidor irá colocar o dedo na sua ferida”, completa. Agora, durante o pitch, caso o investidor faça uma pergunta que não estava nos planos, a dica é: seja transparente. “Tivemos um caso bem emblemático na quarta temporada do "Shark Tank Brasil", em que o empreendedor não sabia qual era o principal indicador para seu negócio. A resposta dele foi: ‘Eu realmente não sei, mas vou aprender. É para isso que preciso de você’. Para mim, a honestidade foi extremamente relevante”, lembra Camila. “Saiba escutar. Não seja orgulhoso. Eu que sou investidora As rodadas de pitch mais comuns são organizadas por fundos de investimento, investidores-anjos, grandes aceleradoras, incubadoras ou outros atores do ecossistema O que me atrai na hora de aprovar um negócio é uma pessoa firme e que sabe onde quer chegar. Para obter sucesso, o conceito tem de abranger um significado real Camila Farani, investidora do " Shark Tank Brasil" Foto: Mario Bock / Produção: Aida Lima

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