Locaweb Edição 98

pitch perfeito 35 REVISTA LOCAWEB Discurso atraente De acordo com Paulo Beck, CEO e fundador da GROW+ Startups Accelerator e mentor do programa InovAtiva Brasil, um pitch tende a ficar mais atraente caso seja estruturado em quatro dimensões: “quem somos”, “nossa oferta”, “por que agora” e “nossos números”. “Cada um desses pontos ajuda a coordenar as ideias e colocar em prática um processo simplificado de explicação. Trata-se de uma forma de comunicação clara, que pode ser usada nas mais diversas e inusitadas situações”, explica. Na prática, durante a apresentação, é importante destacar o diferencial do seu negócio. “Provavelmente o investidor já ouviu pelo menos um pitch parecido com ou idêntico ao seu – sim, as ideias não são tão únicas quanto os empreendedores imaginam. Então, vale focar seu insight único. Por exemplo, sua noção específica a respeito do negócio ou serviço que seus competidores ainda não descobriram”, recomenda Francisco. a startup não termine antes de começar, por causa de conflitos internos”, diz Francisco. O terceiro – e talvez o mais complexo – item analisado pelos possíveis parceiros é se a startup resolve um problema de verdade. Para os investidores, o mais interessante é que o produto lide com um incômodo urgente e recorrente a um determinado grupo de pessoas. “Costumamos dizer que existem dois tipos de negócios: analgésico e vitamina. Embora tenhamos a consciência de que precisamos tomar vitaminas, é algo que poucas pessoas compram. Entretanto, quando se está com dor, você paga por um analgésico na hora”, aponta Francisco. Vale lembrar que, embora fundamental, a somatória dessas características não é determinante para firmar um acordo. Apesar de os investidores adotarem alguns padrões e ordens lógicas na hora de analisar um pitch, é possível que eles se interessem, indistintamente, por outros atributos. A chave está em destacar seus diferenciais no discurso. O que costuma auxiliar bastante durante as apresentações é um bommaterial de apoio, que pode estar centrado nos populares slides de PowerPoint. Camila Farani, inclusive, disponibiliza ummodelo no qual os empreendedores podem se basear (confira em http://lwgo.to/1ka ). No entanto, não é recomendável ler o que está escrito em cada tela. Isso provoca a impressão de que você não domina o negócio e apenas decorou um discurso. “Quanto menos texto tiver a sua apresentação, melhor”, afirma Amure. Lembre-se: o conteúdo está ali apenas para dar suporte e ajudar a elencar as informações. Diante de todos esses conceitos, fica claro que não há um segredo guardado a sete chaves capaz de garantir a empatia dos investidores. Bom mesmo é treinar muito. “Apresentar-se para outras pessoas, como um mentor ou empreendedor mais experiente, e pedir feedback do que elas entenderam pode ser um exercício bacana. Muitas vezes, a ideia está clara para você, que está inserido no universo do negócio, mas é confusa para quem nunca ouviu falar dele”, alerta Mariana Rossatti Molina, gestora de projetos do Sebrae-SP. A especialista também indica realizar algumas simulações de discurso semos slides. Uma equipe boa com uma ideia ruim vai encontrar o caminho. Um grupo ruim com um negócio bom, porém, não vai dar em nada Welliton Oliveira, head de aceleração da Evolve MVP

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