Locaweb Edição 98
pitch perfeito 33 REVISTA LOCAWEB Para os investidores, o ponto mais importante do pitch é que o produto ou serviço apresentado saiba lidar com um incômodo urgente e recorrente a um determinado grupo de pessoas fazendo aquele contato específico. “Disparar mensagem como se fosse e-mail marketing é a pior forma possível de se comunicar com um investidor. Não agrega nada. Falta vínculo, é impessoal e mostra que você não sabe o que está fazendo”, complementa o coordenador do SEED. Para se ter ideia, Camila recebe cerca de 150 solicitações de pitch por mês via e-mail. Destas, apenas 10% chegam à fase de entrevista pessoal. “O que me atrai é uma pessoa firme e que sabe onde quer chegar. Para obter sucesso, o conceito tem de abranger um significado real”, explica. Atualmente, a investidora do "Shark Tank Brasil" trabalha com aproximadamente 50 projetos de forma simultânea. Agora, caso você acredite que os encontros com várias startups sejam a melhor solução, a dica é seguir as redes sociais dos parceiros de seu interesse. “Investidores e aceleradoras sempre divulgam suas rodadas para inscrição. O empreendedor deve acompanhá-los para se adaptar à agenda e fazer conexões com eventos do ecossistema, a fim de atrair oportunidades para seu negócio”, ressalta Amure. O que os investidores procuram Independentemente de onde ocorra o pitch e de quem Além disso, o empreendedor deve procurar proativamente investidores e apresente seu pitch de maneira individual. “Esse tipo de conduta é a que costuma dar mais resultados”, afirma Welliton Oliveira, head de aceleração da Evolve MVP, aceleradora de startups com foco em projetos em fase de ideação. Para adotar esse modelo de aproximação, entretanto, é necessário ter cautela. O primeiro passo é encontrar alguém cujo perfil faça sentido para seu negócio. “Levantar investimento também tem a ver com as pessoas com quem você quer estar. Não é só ir atrás de dinheiro. É preciso ter em mente que o parceiro será seu sócio por alguns anos”, aponta Francisco. Depois, é preciso deixar bem clara a razão pela qual está Omercado está cheio de profissionais fazendo pitches com dados extremamente técnicos, mas a apresentação deve ser mais clara e cativar o investidor Francisco Mello Castro, coordenador do SEED
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