Locaweb Edição 98
feed 29 REVISTA LOCAWEB Checklist! Rafael Rangel, analista de mídia da Agência R8, especialista em marketing digital, dá quatro dicas rápidas para adotar uma estratégia de Voice SEO eficiente: • Mantenha um modo de fala simples e corriqueiro, com uma linguagem mais coloquial e natural. • Foque palavras-chave no formato de perguntas. Afinal, a tendência é que as pessoas digam “qual é a distância entre Rio e São Paulo?” e não simplesmente “distância Rio–São Paulo”. • Conquiste a posição zero do Google ao usar frases curtas e recheadas de palavras-chave. • Use o Google Meu Negócio, uma maneira de posicionar sua marca geograficamente próxima aos seus clientes. As pesquisas faladas, em sua maioria, partem de termos como ‘onde’, ‘quando’, ‘quem’, ‘quais’, ‘o que’, ‘como’ e ‘por que’. “Produzir o seu conteúdo a partir dessas perguntas vai ajudar a esquematizar um SEO com foco em resultados positivos no voice search”, diz Rafael. Também é importante se dedicar à produção de conteúdo em parágrafos pequenos, que respondam as principais dúvidas do público-alvo. Se forem completos e bem feitos, eles facilmente ocuparão o featured snippet do Google – aquela caixinha que aparece em primeiro lugar dentre os resultados. Lucas destaca que a regra básica nesse sentido – e da qual ninguém pode fugir – engloba outros aspectos essenciais. Entre eles, fazer bom uso da semântica HTML, ter dados estruturados, apostar em imagens com descrições alternativas – o famoso atributo Alt – e gerar conteúdo que possa responder tanto à busca escrita quanto à falada. “O maior risco para quem não trabalha de olho na pesquisa por voz é o de não receber volume alto de tráfego orgânico”, diz Lucas. Ele garante que, de maneira simples, os sites que já estiverem adaptados ao novo conceito receberão uma quantidade muito maior de acessos. De acordo com a ComScore, empresa americana que realiza análises de internet, estima-se que, já em 2020, 50% das procuras online sejam feitas por meio de voz. Rafael lembra que o consumidor quer praticidade. “Dessa forma, é natural que o voice search aumente de maneira exponencial. Perder essa fatia de público é algo arriscado para qualquer tipo de empresa, pequena ou grande”, finaliza. As técnicas de SEO terão de ser adaptadas às pesquisas por voz, segundo Rafael, da Agência R8 Optimization específico para pesquisas por voz num futuro próximo pode comprometer uma fatia significativa do mercado”, afirma o analista de mídia da Agência R8. Lucas explica que esse tipo de posicionamento exige tempo e foco no orgânico ao desenvolver páginas de internet. Quem executar essas tarefas com antecedência e qualidade, no entanto, terá mais chances de observar um crescimento natural quando o voice search deixar de ser tendência e se tornar uma prática diária. Seja visto Na hora de preparar ou adaptar o seu site para as buscas por voz, tenha em mente que esse tipo de procura funciona por meio de palavras-chave. Isso porque a expectativa, quando se questiona algo, é que a resposta seja rápida, direta e assertiva.
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