Locaweb Edição 98

E ntre os anos de 1990 e 2000, houve uma ampliação do acesso à internet e uma popularização das mídias sociais. O público passou a ter mais informações e possibilidades de expressar opiniões, bemcomo compartilhar suas experiências commarcas e serviços. Foi então que, no início dos anos 2000, o termo "marketing de conteúdo" foi cunhado e passou a ganhar relevância. Ele consiste em estratégias que buscamatrair, converter e reter potenciais clientes, gerando autoridade e percepção positiva demarca por meio da produção e distribuição de conteúdo relevante ao público-alvo. Vale ressaltar que o termo é recente, mas que, ao longo da história, é possível encontrar práticas que se enquadramno conceito em questão. Umexemplo é a publicação do “Almanaque do Pobre Richard”, escrito por Benjamin Franklin, publicado anualmente de 1733 a 1758. O valor domarketing de conteúdo se evidencia diante da tradicional comunicação em massa – por televisão, rádio, jornais –, que trouxe consigo omarketing interruptivo (isto é, no momento emque uma pessoa está consumindo algo de seu interesse, anúncios sãomostrados, interrompendo a experiência). As célebres frases: “compre agora”, “só hoje”, entre outras, fazemparte da tradicional estratégia de vender produtos ao consumidor a partir da interrupção. Segundo Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute, omarketing de conteúdo é capaz de atrair mais clientes, sema necessidade de usar uma alta quantidade de anúncios. Ou seja, as vendas poderão ser realizadasmesmo que a publicidade não trate diretamente do produto ou damarca. Diante disso, é preciso se apropriar do princípio de que é necessário doar informação para, posteriormente, vender. Nesse cenário, vale ressaltar que doar, no contexto atual, pode ser uma quebra de paradigma para o empreendedor que se acostumou como marketing interruptivo. O interessante domarketing de conteúdo é que, por mais que esteja se popularizando nas plataformas digitais, qualquer empresa pode adotá-lo, seja on, seja offline, grande ou pequena. Basta ter disposição para se relacionar como público por meio da produção de algo que o interesse. A companhia que se comprometer comomarketing de conteúdo capturará a atenção do público-alvo, terá maior engajamento, alcançarámais pessoas, aumentará o reconhecimento damarca e verá as vendas serem favorecidas neste ano. Pedro Henrique Sobral Coordenador de marketing na Tray, pós-graduando emMarketing e Inteligência Competitiva, formado em Processos Gerenciais e licenciado em Filosofia. /pedro-henrique-sobral @phsobral Marketing de conteúdo: o primeiro passo para vender mais em 2020 influenciador 20 REVISTA LOCAWEB

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