Locaweb Edição 96
especial 44 REVISTA LOCAWEB todo o conteúdo que circula pela loja virtual. “Ela não impede o site de ser invadido, mas evita que informações pessoais estejam disponíveis para leitura. Na prática, embaralha letras e números, deixando tudomais difícil de ser desvendado”, explica Mariana Cigerza, coordenadora demarketing de produtos da Locaweb. Existem diferentes formas de inserir o SSL em seu site, já que os serviços são oferecidos em diferentes pacotes. “Para os mais simples, basta a pessoa comprovar que é proprietária do O SSL ajuda os e-commerces até no ranking dos buscadores. Quando o Google diz que um site não é seguro, as pessoas têmmedo de acessá-lo domínio de internet. Em outros casos, é necessário apresentar documentos. No mercado, há desde opções gratuitas até modelos que custam R$ 5 mil por ano”, ressalta Mariana. O preço e a dificuldade em conseguir o certificado, porém, não estão relacionados ao nível de segurança ofertado. A criptografia costuma ser a mesma em todos os modelos. O que muda é a autenticidade. Os mais caros, por exemplo, pintam a barra inteira de verde para evidenciar a proteção. Ainda é importante destacar que o Certificado Digital SSL entra como requisito para uma loja virtual aparecer melhor no ranking dos buscadores. “Quando o Google diz que um site não é seguro, por exemplo, as pessoas têmmedo de acessá-lo”, destaca Mariana. Esse tipo de recurso, no entanto, funciona apenas como uma garantia maior de proteção aos dados dos consumidores. Por parte das empresas, é necessário usar outras soluções para evitar fraudes e o temido chargeback. Soluções robustas Para combater golpes típicos nas lojas virtuais, a chave é autenticar todos os pedidos realizados. “Assim como comprovamos a veracidade de uma compra física com ajuda do chip e da senha do cartão de crédito, esse processo também tem que ocorrer no comércio digital”, afirma Edson. Uma das tecnologias que realiza esse tipo de autenticação é o 3DS. “Ele analisa 99 dados disponíveis e que não interferemna privacidade do consumidor. Entre eles, estão valor da compra, endereço de Mariana Cigerza, coordenadora de marketing de produtos da Locaweb O chargeback pode ocorrer por confusão ou malícia do próprio cliente, mas muitas vezes parte de golpistas que adquirem dados de cartões de crédito no mercado negro Shutterstock.com
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