Locaweb Edição 96

especial 42 REVISTA LOCAWEB Como as fraudes são aplicadas As fraudes são divididas em dois universos: físico e digital. “No primeiro, o cliente faz a compra com o cartão normal, de plástico, que pode ser clonado ou extraviado. No Brasil, esse tipo de golpe está controlado. O chip e a senha são recursos que tornama transação segura, comdado criptografado e dupla autenticação, recursos suficientes para evitar a cópia”, aponta Edson Ortega, diretor de risco da Visa do Brasil. Quando o assunto é fraude digital, o ataque também é realizado com cartão de crédito. Nesse caso, entretanto, não é necessária a validação do comprador. Qualquer pessoa em posse dos números e dados pessoais do pedaço de plástico pode executar o golpe. “Os fraudadores se beneficiam do fluxo e, muitas vezes, passam despercebidos em meio ao grande número de transações online”, destaca Darius Borges, coordenador da área de sucesso do cliente da Yapay, solução de pagamentos da Locaweb. A fraude empagamentos online pode ocorrer de diversas formas, sendo que o chargeback é a mais temida entre os empreendedores. Ela ocorre quando pessoas mal intencionadas pedem estornos por não reconhecer uma compra feita com seu cartão de crédito. Nesse tipo de golpe, os e-commerces de chargeback. O primeiro é chamado de autofraude. É quando o cliente realiza a compra online, mas, ao agir de má-fé, alega não ter recebido o produto e solicita o reembolso do valor pago. Há tambémo que é conhecido como fraude amiga, emque o consumidor contesta a compra não por malícia, mas por confusão. Pode sofrem a maior perda. Isso porque eles fornecem o produto ou serviço, mas não recebem o dinheiro. Controlá-lo, porém, não é algo simples, já que ele apresenta várias nuances. Os níveis de chargeback Existem três níveis populares De acordo com Edson, diretor de risco da Visa, o uso de chip, tokenização ou criptografia é fundamental para evitar fraudes Os fraudadores se beneficiam do fluxo e, muitas vezes, passam despercebidos em meio ao grande número de transações online Darius Borges, coordenador da área de sucesso do cliente da Yapay, solução de pagamentos da Locaweb

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=