Locaweb Edição 96

capa 36 REVISTA LOCAWEB J á faz tempo que o consumidor deixou de focar apenas o preço dos produtos e passou a buscar por experiências de compra. “O empreendedor precisa ser capaz de responder às mudanças de mercado. Nesse sentido, deve se manter preocupado não apenas com a venda, mas com a retenção e o padrão de consumo de seus clientes”, destaca Higor Franco, diretor-geral de varejo da Locaweb. “É preciso se questionar se ele continua a consumir e se está feliz com o seu produto ou serviço.” Tudo isso faz parte de um conceito chamado Integração OnLife (online + offline), que visa entender como as pessoas estão vivendo e de que forma é possível ser relevante e útil para elas. Na prática, a tendência de consumo atual busca menos publicidade e mais utilidade. Dessa forma, é fundamental oferecer serviços que vão além do mínimo que se espera. Focar os anseios do consumidor é o único meio de tornar sua marca relevante Conexãoeexperiência Fabio Zoppi, do Sebrae-SP, acredita que focar a experiência não é mais um diferencial, mas o único caminho para o sucesso. O mercado não precisa de produtos necessariamente inovadores, Shutterstock.com mas de boas experiências. E a tecnologia avança para apoiar o empreendedor nessa jornada. Internet das Coisas A integração entre o ambiente real e o digital está ligada, principalmente, à Internet das Coisas. Isso porque, conectados, todos os produtos passam a ajudar as marcas a oferecer mais valor ao consumidor. “A tecnologia vai permitir ir além do que é oferecido por meio do navegador e das redes sociais, criando uma experiência misturada de on e off”, explica Rafael Kiso, CMO da mLabs. Caso seja positiva, a vivência certamente será compartilhada na internet, o que propagará seu alcance. A evolução dos dispositivos inteligentes vai tirá-los dos bolsos. “É a indústria 4.0 chegando. São casas, shoppings e até cidades inteiras conectadas. Não se trata mais de umúnico aparelho”, destaca Fabio, consultor do Sebrae-SP. Casas, shoppings e até cidades inteiras estarão conectadas, de acordo com Fabio, do Sebrae-SP

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=