Locaweb Edição 96

tendências 2020 35 REVISTA LOCAWEB quando o assunto é conversão. Lu, por exemplo, trabalha diariamente para mostrar a diversidade de produtos e ofertas do app do Magalu à comunidade de seguidores, além de ser responsável por gerar buzz para as grandes campanhas promocionais e institucionais da empresa. “Ter uma figura próxima e empática com os clientes pode ser uma boa estratégia para gerar consideração durante a jornada de compra e, por consequência, alavancar as vendas”, diz Pedro. Contar com um influenciador virtual ainda dá à marca total controle de suas ações e atitudes – diferentemente dos influenciadores digitais de carne e osso, que são muito importantes, mas também um projeto de alto risco. Os personagens digitais têmmais potencial de atrair e se relacionar com o público a fim de construir uma relação genuína e duradoura com a empresa, sem estresse. E, de quebra, podem ter embutido seu próprio botão de “compre aqui”. Entenda seu momento A tendência é que, cada vez mais, iniciativas como a Lu surjam dentro e fora do universo das marcas. Antes de mergulhar de cabeça nesse conceito, porém, é preciso ter em mente que não é porque funcionou com o Magalu que ele será bem-sucedido com você. O que acontece é que há um trabalho minucioso por trás da criação desse tipo de personagem, para garantir sua consistência e evolução. Ele é custoso e exige um ecossistema complexo, composto por uma série de profissionais e parceiros. “O desenvolvimento de uma figura virtual não é tarefa fácil e exige cautela. É preciso considerar o roll-out (processo de implementação tecnológica) que esse caminho demanda, assim como o investimento de tempo, dinheiro e energia”, destaca Pedro. As exigências e ponderações estratégicas, contudo, não devem tirar a ideia do seu radar de empreendedor. Grandes empresas, como Natura (com a Nat), Vivo (Aura), Carrefour (Carina) e Bradesco (Bia), estão investindo forte no conceito de mostrar seus ideais e valores no mundo online por meio de rostos (ou voz, no caso da Bia) inteligentes. Saiba combinar O formato híbrido de atendimento é uma das grandes tendências de 2020. Lu e suas amigas, por exemplo, já provaram que a parceria entre inteligência artificial e humanos tem tudo para dar certo. Para o futuro das operações de mensageria, Pedro destaca que os atendentes em carne e osso vão assumir o papel de “treinadores” das IAs. “Essa união é o caminho mais eficaz para as empresas que considerem fundamental focar a experiência do cliente nos ambientes virtuais”, afirma o gerente de redes e conteúdo do Magalu. Por conta disso, o investimento em pessoas também continua sendo primordial para negócios de todos os portes e segmentos. Mesmo com robôs, inteligências artificiais, aplicativos, drones e gadgets ganhando cada vez mais espaço, não dá para se esquecer de valorizar o capital humano, pois ele não vai deixar de ser tendência tão cedo. Carina, personagem criada pelo Carrefour e, abaixo, Nat, da Natura: muitas empresas grandes estão apostando no formato

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