Locaweb Edição 96

tendências 2020 33 REVISTA LOCAWEB Social commerce Para quem tem produtos online, uma das tendências que promete dar o que falar neste ano é o social commerce. A estratégia vai permitir que as marcas se consolidem commais força por meio de vendas nas redes sociais, em ferramentas como o Instagram Shopping e o Pinterest Shopping. Cada vez mais em evidência, esses canais têm possibilitado que os próprios consumidores divulguem e vendam produtos de suas marcas preferidas. É fato que o movimento de comercializar itens pelas redes sociais, com os consumidores assumindo a função de vendedores, começou no ano passado, mas tem tudo para se consolidar ao longo de 2020. De acordo com Kiso, a tendência é que o WhatsApp se torne cada vez mais parecido com o chinês WeChat: um superapp, que centralize entretenimento, compras e até transações financeiras. “O app de mensagens tende a andar muito por esse caminho e vai se transformar numa ferramenta primordial de qualquer negócio, principalmente para os pequenos empreendedores”, aponta o especialista. realmente funciona e garantir um banco de dados eficiente. A dica é focar não apenas quantidade, mas também alta qualidade. Na mesma pesquisa, Svetlana Sicular, VP analyst da Gartner, destaca que a tendência para os próximos anos é aplicar Inteligência Artificial para compensar as limitações humanas – e, assim, permitir que as pessoas expandam suas possibilidades. Segundo a especialista, a Inteligência Aumentada virá para suprir as limitações de automação relacionadas a criatividade, flexibilidade e adaptabilidade das equipes. Na prática, a IA deve funcionar como um assistente do humano, e vice-versa. Essa “onda inteligente” traz para 2020 a era do “tudo autônomo”. “Apesar de ser uma tecnologia nova, será possível enxergá-la no mercado de forma muito mais clara”, diz Kiso. Nesse ritmo, o especialista da mLabs destaca que esses produtos e sistemas podem se tornar meios de entretenimento e relacionamento com o consumidor. Na prática, isso significa novos canais e interfaces para o time de marketing desenvolver. A essência de empreender “É preciso ter emmente que, para o empreendedor, a tecnologia é ummeio”, destacaHigor Franco, diretor- geral de varejo da Locaweb. Nesse sentido, a ideia é usar a ferramentamais relevante dentro do seumodelo de negócio. “Não existe solução ‘bala de prata’, que vai simplesmente resolver todos os seus problemas.” Higor conta que, mais do que aplicar as tendências, é preciso estar pronto para se desenvolver e testar novas plataformas commais rapidez. “Aqui, nós estamos falando demodelos de gestão de produto por meio da tecnologia. Então, não adianta apenas estudar, mas tambémcoletar o feedback do cliente, falhar e corrigir comvelocidade. Essa é a tendênciamais forte no empreendedorismo”, afirma. Shutterstock.com Higor, da Locaweb, destaca a importância de testar rapidamente as novas plataformas; abaixo, chatbot, uma das maiores apostas do ano

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