Locaweb Edição 96

feed 29 REVISTA LOCAWEB Check-list! O TikTok destaca quatro pontos básicos para fazer boas postagem na plataforma: Vídeo vertical Os vídeos devem ser filmados na posição vertical, pois é a orientação na qual eles serão exibidos. Podem ter entre 15 e 60 segundos. Hashtags e descrições Incluir hashtags e descrições relevantes nos vídeos vai permitir que o TikTok mostre o seu conteúdo para o público que realmente deseja vê-lo. Miniatura Como vídeo pronto, é primordial escolher uma boaminiatura para apresentar o conteúdo e chamar atenção da comunidade. Partilha Após a publicação do vídeo, a dica é compartilhá-lo em todas as suas redes sociais, de modo a trazer o público para vê-lo em seu perfil do TikTok. Antes de criar campanhas, vale a pena testar por alguns dias todas as funcionalidades da rede social consumo de vídeos, incentivando o foco em uma história simples de cada vez”. Por isso, além da ferramenta de gravação das imagens, a rede social oferece uma variedade de recursos de criação e edição, como efeito reverso, câmera lenta e aceleramento. Essa característica a ajudou a ganhar mais espaço ao longo do último ano, já que a tendência das pessoas é buscar cada vez mais maneiras novas e criativas de se expressar na internet. Estratégia de marca Os perfis mais presentes no TikTok são os das gerações Millennials (nascidas entre 1981-1996) e Z (1997- 2010), mas a comunidade global que já aderiu ao aplicativo é bastante diversa quando se fala em idades, etnias, gênero e comportamento. Por isso, mais do que uma opção de entretenimento, a plataforma se revela um meio positivo e prático de gerar promoção para marcas. Depois de criar uma conta, é preciso focar a produção de vídeos curtos e imersivos que permitam divulgar seu conteúdo de forma mais criativa. A partir daí, fica mais fácil alcançar novos públicos, estimular a afinidade entre empresa e consumidor, e direcionar tráfego para onde quiser fora do app. O próprio Desafio da Hashtag pode ser usado como recurso para engajar usuários e aumentar sua sensação de pertencimento. Ao permitir que as pessoas criem conteúdo próprio para uma ação, o TikTok cria embaixadores poderosos das marcas. A dica para se dar bem é manter o foco no que é autêntico. O conteúdo deve estar à altura do poder criativo dos usuários. Um bom ponto de partida, de acordo com o próprio TikTok, é dedicar tempo para conhecer a plataforma antes de fazer os primeiros posts. Vale a pena entender quais são as tendências, como a comunidade cria conteúdo e como os usuários se envolvem com outros criadores e com as marcas. Com todo esse apelo, a rede social se gaba de ter sido responsável por transformar anônimos em influencers — com números de seguidores e curtidas milionários — do dia para a noite. E tem potencial para fazer o mesmo com as empresas. O público fiel e bem segmentado, somado a um altíssimo potencial de viralização, já colocaram a plataforma como um “must have” na lista de empresas e profissionais de marketing do Brasil e do mundo. Shutterstock.com

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