Locaweb Edição 95
mural de ideias 45 REVISTA LOCAWEB 5 dicas práticas indicadas pelo Pinterest 1. Descubra o que a sua audiência quer Use a ferramenta de Análises do próprio aplicativo (acessível a quem tem perfil business) para descobrir o que o público está pesquisando e salvando no Pinterest. Também é possível encontrar dados a respeito de idade, gênero, local e dispositivo do público-alvo. 2. Comece cedo O conteúdo sazonal deve ser compartilhado no Pinterest a partir de dois a três meses antes da data ou do evento. 3. Aposte em conteúdo sazonal Para deixar seus pins mais relevantes, duas estratégias podem ser usadas: apresentar conteúdo relacionado a datas importantes ou mostrar como sua mercadoria ou seu serviço se encaixa no dia a dia de um comprador durante a temporada escolhida. 4. Busque o pin ideal Crie conteúdo criativo e informativo e use imagens que ajudem as pessoas a entender por que um produto ou uma marca é o melhor para elas. O Pinterest divulgou que pins que incluem texto descritivo sobre a foto ou ilustração tendem a ter um aumento de 6% nas vendas. Além disso, a sobreposição de texto, os cabeçalhos, a linha fina e as anotações deixam os posts mais interessantes. Lembre-se de que muitos usuários acessam o Pinterest de dispositivos móveis – por isso, a dimensão de pin ideal é de 1.000 pixels x 1.500 pixels ou na proporção de 2:3. 5. Seja consistente A consistência melhora o desempenho. Pins que levam a páginas de destino com imagens semelhantes tendem a ter um resultado de venda online 13% maior. conseguiu vender cerca de R$ 35mil reais por meio do Pinterest. E tudo isso trabalhando apenas com o que ele já tinha emmãos, sem investir R$ 1 além damão de obra”, comenta a especialista. O iCasei, empresa que permite criar sites e listas de casamento, também apostou no Pinterest e se deu bem. A diferença é que o site usa a plataforma para aumentar o tráfego de sua revista virtual, sem necessariamente oferecer um produto. “Por meio da construção de conteúdos postados, conseguimos reforçar nosso posicionamento de marca e desenhar uma identidade de quem somos”, conta Neila Leonço, gerente de marketing da companhia. Para obter um bom resultado, a empresa pinou todas as imagens usadas nas matérias publicadas, em pastas com assuntos correspondentes. “Mas, como o próprio Pinterest sustenta, uma única foto pode trazer diversas referências e ser fonte de conteúdos variados”, conta Carol Portes, gerente de conteúdo do iCasei. “O retrato de uma noiva, por exemplo, pode ser relacionado a penteado, buquê, vestido e maquiagem. Com esse trabalho, conseguimos ampliar o alcance e trazer o usuário para consumir o conteúdo dentro da revista online”, completa. São estratégias como essas que ajudam empreendedores a alcançarem seus objetivos por caminhos que, muitas vezes, são deixados de lado por pura falta de informação. Basta tirar um tempinho para investir na plataforma, definir um propósito, seguir as dicas de especialistas e verificar, na prática, como o Pinterest pode atuar a seu lado. Carol, do iCasei, reforça que uma foto pode servir como fonte para diversos tipos de conteúdo
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