Locaweb Edição 95
mural de ideias 43 REVISTA LOCAWEB da plataforma. O próprio website sugere palavras relacionadas ao seu negócio, na hora da busca. Elas devem ser usadas no nome, na descrição do perfil, nos pins e nas publicações”, explica Élida Xavier, community manager da Impacta Tecnologia. Liliane destaca que as buscas no Pinterest têm alto nível de assertividade, pois a rede social consegue compreender o interesse do usuário não apenas pelas palavras pesquisadas, mas também pelo tipo de conteúdo pinado. O algoritmo reconhece as pessoas, analisa o material e entrega fotos que combinam com (38 milhões no Brasil). Segundo Mariana, 97% das buscas no sistema não têm relação com companhias específicas. E é justamente por isso que há um enorme potencial para as empresas de todos os tamanhos se posicionarem por lá. “No Pinterest, elas vão encontrar um ambiente único, com usuários receptivos às marcas. Isso é efetivo para impactar as pessoas antes que realizem a próxima decisão de compra”, diz. Vale destacar que, por ser uma plataforma bastante visual, o Pinterest pode passar a falsa impressão de que apenas companhias que atuam em setores com imagens atrativas, como gastronomia, decoração, moda e viagens, conseguem se destacar. Entretanto, é possível trabalhar bem na mídia social a partir das mais distintas áreas. Infográficos, desenhos industriais e outros tipos de conteúdo podem ser a saída perfeita para negócios mais variados, como escritórios de contabilidade, clínicas veterinárias e agências de marketing digital. Primeiros passos O primeiro passo que uma empresa deve dar para entrar no Pinterest é ter uma conta de negócios. Ela é gratuita e funciona como um perfil corporativo, que apresenta as informações básicas da marca. “A segunda etapa consiste em começar a pinar o seu conteúdo proprietário. Podem ser produtos disponíveis no e-commerce, imagens de um blog corporativo, fotos do Instagram, vídeos do YouTube ou outros tipos de materiais”, afirma Liliane Ferrari, Pinterest Marketing Expert. Com isso, a empresa começa a ativar sua conta dentro da mídia social e, aos poucos, ser exposta nas ferramentas de busca. Também é importante separar as imagens em pastas. “E é aí que começa a inteligência, pois é preciso pensar em nomes para ter mais buscas, ver como as pessoas procuram aquilo e editar as legendas das fotos com descrições, hashtags e palavras- -chave”, comenta a especialista. Colocar essas informações nas imagens é um dos segredos para conseguir bons resultados. “O SEO é a parte mais importante Shutterstock.com Nosso maior objetivo é levar os usuários para a vida real. Eles descobrem ideias no Pinterest, mas ficam offline para realizá-las Mariana Sensini, head de operações do Pinterest para América Latina Élida, da Impacta Tecnologia, alerta que é preciso ir além de postar as fotos e preencher todos os dados de maneira técnica. Assim, elas terão melhor desempenho nos buscadores, como o Google
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