Locaweb Edição 95

Omercado (também) édelas capa 30 REVISTA LOCAWEB Qual é o panorama brasileiro de empreendedorismo feminino e como mulheres de destaque têm inspirado outras a trilhar o caminho do sucesso [ Marcella Blass ] H istoricamente relacionadas ao ambiente doméstico e à criação dos filhos, as mulheres têm ido cada vezmais alémdesse estereótipo. Fazer número nomercado de trabalho tambémnão émais o suficiente. A figura feminina se empoderou, saiu da sombra e partiu embusca de se tornar protagonista da própria história. E parte dasmulheres viu no empreendedorismo o caminho mais compensatório para sua realização pessoal e profissional. “A empreendedora do século 21 tem um perfil que vai desde a cabeleireira que abriu um salão no bairro até a fundadora de uma startup”, destaca Roberta Sant’Anna, diretora-geral da divisão de luxo da L’Oréal Brasil. Independentemente do perfil, a motivação costuma ser a mesma: o desejo não só de aprender, mas também ensinar e desenvolver a autoconfiança. Cada vez mais inspirador, o empreendedorismo feminino no Brasil não para de crescer. Entre 2013 e 2019, o número de mulheres empreendedoras aumentou 124% – indo de 1,3 milhão para 3 milhões, de acordo com estudo do Sebrae Minas. E esse cenário vai muito mais além do simples "montar um negócio". Ele é reflexo do desejo e da luta por igualdade de gênero e reconhecimento da capacidade e da singularidade da mulher no mercado.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=