Locaweb Edição 95

feed 29 REVISTA LOCAWEB Precificação É básico que o empreendedor tenha clareza quanto à margem estabelecida, em relação a tudo o que vende. A partir daí, uma boa técnica é diminuir a faixa de lucro e trabalhar relações como preço e quantidade. “Na Black Friday, todo mundo busca por preço baixo. Por isso, é uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro a partir de volume”, conta Rodrigo. Na hora de definir os descontões, a recomendação é negociar as margens com os fornecedores. Dessa forma, dá para garantir ofertas atrativas para os clientes e rentáveis para a loja. Caso seja bem planejado, o evento é uma boa oportunidade para liquidar produtos do estoque, melhorar o fluxo de caixa e fechar vendas lucrativas. Dados Entenda que a Black Friday vai além de ganhar mais dinheiro. Reflita a respeito do potencial dos dados que a data pode te fornecer. O acesso a uma série de informações de novos clientes cria e alimenta um banco de dados que pode ser trabalhado no Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais, entre outras datas importantes para o comércio. A grande sacada aqui é não ficar preso a vender apenas em uma época específica, mas absorver experiência e recursos para vender bem o ano todo. Primeira Black Friday? Veja como se dar bem Para Rodrigo Maruxo, especialista em Business Excellence e CEO da Maruxo Consultoria & Treinamento, a palavra de ordem para a sua primeira Black Friday deve ser planejamento. “É preciso ter consciência de que a data pode e deve ser ummomento saudável de vendas. Basta o empreendedor fazer a lição de casa”, diz. O especialista destaca que um bom desempenho na data exige a condução de um projeto claro, que envolva a escolha dos produtos certos, boas negociações com os fornecedores, além da preparação da tecnologia e da operação como um todo. Esse é o mínimo para fugir de um rombo financeiro durante a sexta-feira de descontos. Cássio, do Sebrae-SP: cliente tem que gostar do processo. Do contrário, não aparece mais empoderar as equipes e garantir maior robustez e segurança a esse compromisso. “Dependendo do tamanho da empresa, vale a pena até a contratação de mão de obra extra”, garante o consultor do Sebrae-SP. O profissional destaca que o tempo de resposta – independentemente do canal – deve ser de uma a duas horas. Após esse período, a tendência é que o consumidor se irrite e procure outra loja. Site Não adianta estar pronto para oferecer algo se não estiver preparado para receber bem o consumidor. No e-commerce, é básico ter o amparo de uma boa plataforma – ou de um marketplace – que sustente a loja durante o alto fluxo de visitas na Black Friday. Se você já tem histórico na sexta- feira de descontos, Rodrigo diz que o ideal é sempre projetar um aumento no volume de acessos. “Caso seja seu primeiro ano, analise a média de meses anteriores nesse sentido e preveja uma tendência de crescimento para antes e depois do evento, pois sempre há visitas residuais.” Outro ponto que parece ser um mero detalhe, mas que pode ser determinante para o sucesso das vendas, é a identidade visual. “As empresas precisam obedecer às cores da Black Friday (vermelho e preto) para informar à primeira vista que estão participando do evento”, diz o consultor do Sebrae-SP. Shutterstock.com

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