Locaweb Edição 95
24 REVISTA LOCAWEB Presente em diferentes ramos comerciais, Multilaser mostra que empresas devem evoluir com o mercado FICHA TÉCNICA Empresa: Multilaser Fundação: 1987 Sede: São Paulo, Brasil Canais de comunicação: /multilaser @multilaser www.multilaser.com.br A Multilaser é um exemplo de resiliência comercial e pessoal. A empresa, que começou com apenas um produto e hoje oferta mais de 3.000 itens de diferentes áreas do mercado, teve que mudar muito para crescer. Isso vai ao encontro do fato de que seus fundadores, imigrantes judeus que chegaram ao Brasil após encararem campos de concentração e as atrocidades da Segunda Guerra Mundial, também tiveram que reinventar suas vidas para alcançar o sucesso em um novo país. O engenheiro Israel Ostrowiecki foi o responsável pela criação da marca. Filho de poloneses, Umahistória de resiliência memória [ Maria Beatriz Vaccari ] nasceu na Alemanha, chegou ao Brasil em 1953 e observou de perto a trajetória empreendedora de seu pai no mercado tupiniquim – ele foi de vendedor de meias a dono de casa de câmbio e agência de turismo. Em 1987, Israel percebeu uma grande oportunidade de mercado. À época, trabalhava com a importação de máquinas da Xerox e descobriu que os cartuchos usados para tirar cópias poderiam ser reciclados e vendidos a preços mais acessíveis. Com essa ideia em mente, fundou a Multilaser. Durante mais de 15 anos, a empresa seguiu firme no ramo dos cartuchos e cresceu bastante. Em 2003, Israel, que prosseguia no comando da companhia, decidiu viajar à Costa Rica para praticar mergulho, um de seus grandes hobbies. O empreendedor desapareceu após se aventurar em um trajeto de alta correnteza. As buscas duraram dez dias, mas acabaram sendo encerradas sem resultados. Uma virada inesperada Com o falecimento do fundador da companhia, muitas pessoas pensaram que a Multilaser estava fadada ao fracasso. Quem tomou a linha de frente foi o filho de Israel, Alexandre Ostrowiecki, com apenas 24 anos. Apesar de ser formado em administração, ele não tinha experiência em empreendedorismo para assumir uma companhia com cerca de 200 funcionários e faturamento anual de R$ 30 milhões. “Mesmo assim, nem por um segundo pensei em fechar a empresa”, disse Alexandre em entrevista ao programa “Brasil de Imigrantes”, do History Channel, que teve um episódio dedicado à trajetória da família Ostrowiecki. “Sentia cheiro de medo na empresa. Por isso, chamei toda a equipe e falei: ‘juntos, nós vamos fazer isso acontecer’”, completou.
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