Locaweb Edição 95
O que nos move é o que nos inspira. Por isso, independentemente do tamanho, do tempo de mercado ou da natureza do seu produto ou serviço, recomendo que estabeleça a visão e o propósito de cada item do seu portfólio. Depois de elaborar essas questões, o convido a me acompanhar em sete passos para redefini-las, validá-las ou melhorá-las. Por mais óbvia que seja a razão de existir de cada uma das suas soluções, refletir sobre esses pontos vai ajudar a aprimorá-las. 1. Volte para o momento da criação e relembre a motivação que fundamentou a solução e que tracionava o time para seguir em frente. A visão está compatível? 2. Ouça de seus usuários e clientes, de forma receptiva e passiva, qual é o propósito da sua solução – relacionando-o com os contextos e dores deles, é claro. 3. Não confunda visão com estratégia. Estamos buscando o porquê do seu produto e não como alcançaremos o tal fator de sucesso. 4. A visão deve ser compartilhada, reconhecível, comum e compreendida da forma mais simples e direta possível pelo time, stakeholder, cliente e usuário. É importante que todos a saibam claramente. 5. Quantomais ousada e inspiradora é a visão, maiores são o sonho e a glória almejados. 6. Busque ser menor que um tweet clássico de 140 caracteres e tão doce quanto conselho de mãe. 7. Para ser perene, a visão precisa ser mutável. Mas as mudanças não devem ocorrer por ocasião ou comodidade, e sim para melhoria ou atualização de rumo. Não existe um formato fixo ou obrigatório, mas o preenchimento da declaração abaixo sempre me ajudou no pontapé inicial dessa jornada de desenvolvimento da visão: “O produto ou serviço existe para __(quem)__ na ação __(solução)__ de forma __(valor)__ ”. Em um exemplo hipotético, o aplicativo Workpass existe para apoiar startups e nômades digitais na busca de espaços produtivos acessíveis e agradáveis para a sua atividade remota. Uma vez alcançada a visão do produto ou serviço, na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, use-a comomapa, diapasão e bússola para guiar e validar os seus processos de decisão. Agora, se for para apenas enquadrar e colocar na parede, aposto que você encontra citações ou imagens de grandes pensadores e artistas que demonstrammuitomais o quão seu escritório é descolado e descontraído. Cássio Scozzafave Product owner na Locaweb e coautor do desconstrutivo.com.br @cascozza /cassioscozzafave A 7 passos da visão de produto influenciador 22 REVISTA LOCAWEB
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