Locaweb Edição 95

E mmaio deste ano, Michael Hood, de 22 anos, cofundador da startup canadense Voiceflow, pegou o próprio smartphone e apontou para Warren Buffett, que estava sentado a seu lado no banco de trás de umcarro: “Então, você que está conversando compessoas jovens, me diga: que dica daria à turma de 21, 22 anos, que está se formando?”. OOráculo deOmaha não teve dúvidas: “Invista emvocêmesmo. A únicamaneira de valer 50%amais do que agora é aprimorando suas habilidades de comunicação, tanto escritas quanto verbais. Se você não consegue se comunicar, é como piscar para uma garota no escuro: nada acontece. Você pode ter toda a inteligência do mundo, mas temque ser capaz de transmiti-la. E omeio para isso é a comunicação.” Compartilho comBuffett damesma convicção. Acredito que o sucesso na carreira é alcançado a partir da soma de três verticais: uma formação técnica robusta, umnetworking qualificado e uma comunicação eficaz. Por enquanto, quero enfatizar apenas este último elemento. Isso porque a habilidade de se comunicar comeficiência é cada vezmais exigida como uma das competências essenciais, tanto na esfera privada como nomundo do trabalho. Quando falo em comunicação, não me refiro apenas ao que é aprendido na escola, em que um emissor envia uma mensagem, por um determinado canal, a um receptor passivo. Entendo a mecânica como um processo pelo qual partilhamos informações, transmitimos mensagens, fazemos questionamentos e expressamos nossos pensamentos e sentimentos. Peter Drucker, pai da administração, escreveu emseu livro “People andPerformance” que “no futurohaveráuma relação direta entre o sucessoprofissional e ahabilidade de escrever e falar. As pessoas vão crescer àmedida emquemelhorarem essas habilidades”. Acreditonão apenas queDrucker acertou em cheio, como tambémque o referido futuro já chegou. Penso que a base da comunicação eficiente é não praticar julgamentos. Os conflitos nascem da dificuldade de entender e ser entendido. A oposição entre as pessoas começa na divergência de interpretação sobre os mesmos fatos, na discordância sobre quem deve resolver os problemas e, por fim, na dificuldade de fazer pedidos e perguntas assertivas. Estamos tão presos à necessidade de agilidade que não enxergamos o quanto a nossa comunicação pode ser reativa, ineficiente e, muitas vezes, violenta. Para melhorar, o primeiro passo é treinar a escuta. Outra questão fundamental é esperar omomento certo para expressar o próprio ponto de vista. Escolher boas palavras e praticar a objetividade tambémé imprescindível. Deve-se ir direto ao ponto, semesquecer que o corpo fala: olhos e gestos comunicam; por isso a importância de ficar atento à própria linguagemcorporal. Quemse comunica demodo eficiente se concentra nas necessidades do outro. Essa prática, além de conectar as pessoas, favorece o trabalho emequipe e os bons relacionamentos. Para umprofissional ter credibilidade dentro da empresa, alémde desempenhar comexcelência as suas atividades, é necessário se comunicar assertivamente. Influência é rede. E comunicação, comoWarren Buffett destacou, tambémé transmissão. Higor Gonçalves Jornalista, pós-graduado em ComunicaçãoMercadológica eMarketing do Consumo, especialista emAssessoria de Comunicação, comMBA em Gestão Estratégica deMarketing /higorfgoncalves @higorfgoncalves higor.fgoncalves@gmail.com Aconquistado sucessopassa pela comunicaçãoeficiente influenciador 20 REVISTA LOCAWEB

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