Locaweb Edição 95
D e tempos em tempos, omarketing e suas principais estratégias passampor uma atualização de conceitos. Se antes trabalhávamos comquatro Ps, hoje já são oito. Se o Outbound Marketing era amelhor maneira de gerar vendas, atualmente o Inbound deixa sua antecessora praticamente ultrapassada – e foi das premissas do Inbound que nasceu o Live Marketing. Ele consiste emumconjunto de ações que proporciona uma experiência física entre o consumidor e amarca, gerando reconhecimento, vendas e fidelização. Umbomexemplo de ação de LiveMarketing são os nomes estampados nas latas e garrafas de Coca-Cola. A campanha começou em2012 para divulgação do produto Coca-Cola Zero. Repaginada, ela durou mais de quatro anos e aproximou os consumidores damarca. A ação conseguiu que até pessoas que não consumiamo produto comprassema bebida apenas porque se identificaram. A pergunta é: como gerar ações de LiveMarketing nessamesma intensidade para PMEs? Compartilho comvocês algumas possibilidades que, apesar de simples, geramum impacto positivo no público-alvo: Ações promocionais: é de praxe, antes de abrir umnegócio, realizar umestudo e criar uma persona. O quemuita gente acaba deixando de lado é o comportamento dessa persona fora do ambiente de compra – veja, a seguir, algumas questões importantes. Como ela aproveita seu tempo livre? Quais são seus hobbies? Tendo isso mapeado, é possível traçar ações promocionais que vão ao encontro do seu público no momento em que ele menos espera, inserindo sua marca nas diferentes esferas da rotina do cliente. Os brindes podem ser muito úteis nesse tipo de ação, e o mercado promocional é vasto. Por isso, é fácil encontrar fornecedores com produtos e preços atrativos. Participação emeventos: oportunidades como essa facilitama execução de ações para engajamento, já que reúnem, numúnico ambiente, pessoas realmente interessadas no seu negócio. Alémdos brindes, esse espaço permite a realização de atividades de aproximação comamarca, como painéis especiais para fotos ou jogos interativos. Redes sociais: umdos objetivos do Live Marketing é aproximar, vender e fidelizar. E poucos canais cumprem tão bemessa função quanto as redes sociais. Promover campanhas que envolvamo público e gerem compartilhamento é umamaneira de aumentar a familiaridade dos usuários comamarca. A hashtag #SouNu, utilizada pelos clientes do NuBank assimque recebem seu cartão, é umexemplo disso. Não há limites para criar dentro da estratégia de Live Marketing. Aproveite os benefícios que ela traz para o seu negócio e ainda melhore a experiência do seu cliente. Beatriz Avallone Analista de Marketing da Tray /beatrizavallone LiveMarketing aplicadoàsPMEs influenciador 18 REVISTA LOCAWEB
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