Locaweb Edição 95

entrevista 12 REVISTA LOCAWEB Silício, para definir as empresas que tentavam crescer exponencialmente sem receber aportes financeiros externos. No caso da MaxMilhas, começamos sem investidores, basicamente, porque não conseguimos conquistar algum deles, e não porque não queríamos. Recebemos vários “nãos”, principalmente no início. Depois de um tempo, refleti sobre o por que estava procurando investimento naquele estágio. Hoje acredito que me dei bem, pois ainda não estava pronto para uma interferência de fora. Primeiro, é necessário achar o market fit do seu negócio e ser minimamente escalável para, posteriormente, pegar o dinheiro de algum investidor e, a partir daí, crescer. Qual é a estratégia que a MaxMilhas usa para oferecer passagens mais baratas e bater diversos concorrentes? Oferecemos combinações diferentes de tarifas, para que o cliente sempre encontre passagens aéreas comos melhores preços. Temos voos comdesconto o ano inteiro e intermediamos, alémda venda, a emissão dos tíquetes comas milhas de quem deseja oferecê-las. Como a quantidade de pontos por voo não varia tanto e o valor da oferta é definido pelos próprios vendedores, muitas vezes conseguimos preços melhores que os disponíveis no mercado. Outra vantagemé que o viajante pode combinar voos de ida e volta em companhias diferentes, priorizando sempre o preço que estiver mais em conta. Normalmente, os descontos representam uma média de quanto no bolso do consumidor? A economia média dos nossos clientes é de R$ 700. Pela nossa plataforma, você encontra até 50% de desconto nas passagens. Mas já tivemos voos que chegaram a custar 80% a menos que no site da companhia aérea. Como vocês atuam caso um usuário indique que encontrou a mesma passagem com melhores preços em outro site? Como nosso objetivo é fazer com que as pessoas encontrem os melhores preços para sua viagem, prezamos muito pela transparência e pelo cuidado com o cliente. Além de oferecer descontos e valores exclusivos, a nossa plataforma funciona como um buscador de passagens para que o consumidor sempre tenha acesso à melhor opção. No site, dá para pesquisar o destino e a data da viagem, e comparar os preços da MaxMilhas com os da empresa aérea. Se o voo estiver mais barato na companhia, direcionamos a pessoa para lá. Os usuários que vendem pontos para a MaxMilhas precisam fornecer algumas informações pessoais, como login e senha de programas de fidelidade. Como a empresa garante a segurança desses dados? Nosso site é blindado e temos processos rígidos de análise antifraude, além de dados criptografados. Também contamos com selo de excelência no Reclame Aqui, que nos reconhece como a melhor agência online de viagens do Brasil. Já negociamos mais de 40 bilhões de milhas e, desde 2013, somos referência em segurança e confiabilidade nesse segmento. Com todos esses recursos oferecidos aos consumidores, como a MaxMilhas obtém lucro? Para realizar uma venda de milhas pela nossa plataforma, não cobramos absolutamente nada do vendedor. Ele recebe exatamente a quantia solicitada. Para sustentar nossa operação, tudo que fazemos é adicionar uma porcentagem ao valor em que o vendedor anuncia seus pontos em nosso sistema. Você diria que o trabalho da MaxMilhas ajudou a democratizar as passagens aéreas no Brasil? Sim. Nascemos com o propósito de fazer as pessoas voarem mais. Quando surgimos, o país tinha a 12ª passagem aérea mais cara do mundo. Os brasileiros voavam uma vez a cada quatro anos, enquanto os americanos viviam essa experiência duas vezes por ano. Graças a pesquisas, sabemos hoje que 37% das pessoas que compram passagens na MaxMilhas não fariam aquela viagem caso não tivessem deparado com os preços que oferecemos. Muitos dos nossos clientes voaram pela primeira vez depois de adquirirem o tíquete com a gente, e isso nos deixa muito felizes. Mostra que estamos trilhando o caminho certo e vendo a força do nosso propósito. Estratégias de marketing em redes sociais ajudaram a empresa a se consolidar no mercado? O cliente é o verdadeiro investidor do nosso negócio. Desde o início, atender bem foi e sempre será o nosso foco. Entendemos também que redes sociais geram impacto e são importantes para o trabalho de marca. É pelo diálogo de todo dia e a produção própria de conteúdo que conseguimos garantir uma relação de afeto e proximidade com nosso público-alvo. Realizamos também parcerias com influencers, conectando nossa marca a pessoas e causas que estejam diretamente relacionadas às bandeiras em que acreditamos e, principalmente, ao impacto positivo que queremos ver no mundo. A empresa trabalha com a intenção de se tornar um unicórnio ao longo dos próximos anos? Atuamos, na verdade, para fazer com que mais pessoas possam realizar suas viagens a partir de preços mais acessíveis de passagens aéreas. Acredito que transformar a MaxMilhas em um unicórnio seja a consequência de, realmente, atender a uma dor do usuário. Por isso, o cliente sempre será o nosso foco. O cliente é o verdadeiro investidor do nosso negócio. Desde o início, atender bem foi e sempre será o nosso foco. Entendemos também que redes sociais geram impacto e são importantes para o trabalho de marca.

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