Locaweb Edição 94
mundo design 53 REVISTA LOCAWEB U mbomsite não nasce do nada. Na hora de colocar o projeto emprática, uma série de aspectos deve ser considerada, sempre tendo como foco a conquista do público-alvo. Nesse contexto, é comumque surja a típica "dúvidadoovo eda galinha": o que deve ser desenvolvido primeiro, o conteúdo ou o design da página? Para a maioria dos profissionais do setor, ter os textos e imagens prontos ajuda bastante a gerar os wireframes (modelos de design de interface), mas é preciso entender que, para o cliente, nem sempre é fácil concluir todos os tópicos, antes da concepção visual. “Todo projeto ou serviço tem uma base composta por ideias, processos e objetivos. Acredito que, com esses pilares na mão, já é possível criar ou implementar uma identidade visual para uma marca ou empresa. E isso inclui a definição da estrutura básica do site”, explica Leandro Martins, CEO da LMTT Design. Tais conceitos, quando bemdiscutidos, permitemvisualizar a imageme a mensagemque será passada aos clientes, o que é suficiente para começar a tirar o projeto do papel. Emcontrapartida, Leandro ressalta que, a partir daí, quanto mais conteúdo o designer tiver emmãos, melhor será a entrega do trabalho. “Não é recomendável criar semuma base pronta, pois elementosmal elaborados podem gerar necessidades secundárias após o layout estar pronto. A consequência disso são ajustes acima damédia emodificações para acomodar as novas informações ou corrigir inconsistências”, conta. Um pouco de cada Na prática, o ideal é que os profissionais de design e geração de conteúdo conversemo tempo todo. Quando cada umelabora uma dose de trabalho, no tempo certo, a tendência é que o projeto fluamelhor. “Quem lida comarte precisa de umdirecionamento inicial, pois é dessa forma que se agrupammelhor as áreas e se aperfeiçoa a usabilidade do site. Por outro lado, não é necessário ter todo o conteúdo pronto logo de cara. Isso costuma acontecer apenas empáginas que serão redesenhadas, e não emprojetos novos, semreferência anterior”, diz Cristiana Marroig, CEOda Agência Tamanduá. Segundo Cristiana, da Tamanduá, é comum trabalhar com conteúdo pronto apenas ao redesenhar os sites Para os especialistas do setor, a criação de textos e imagens feita de forma paralela ao desenvolvimento é amaneira que o mercado encontrou de fazer os projetos andarem. “Casomartelássemos a ideia de que o conteúdo temque estar pronto antes do layout, o design nunca sairia do papel. Afinal, amaioria dos clientes se estimula a compactar e entregar as informações apenas depois que o visual está pronto”, aponta Cristiana. “Por outro lado, não restamdúvidas de que uma prévia bem apresentada implique ganho de tempo, qualidade noUX, planejamento de cliques, melhora na estratégia da home e até em funções como call-to-action”, acrescenta. Vale ressaltar, porém, que como o ideal nemsempre é possível, as agências de design estão acostumadas a trabalhar, de forma geral, por etapas. A partir de umbom briefing, é possível definir elementos visuais e estruturas combase nas tendências de mercado e do nicho trabalhado. Depois que o primeiro esboço é aprovado, algumas estruturas de conteúdo podemser entregues, para que se evite a necessidade de resumos e sumarização. “Nessa fase, o ideal é gerar os textos e imagens sob medida, de acordo comas necessidades do layout”, indica Leandro. Com isso, a tendência é que a apresentação final seja muitomais atraente para quemrealmente importa nesse processo: o público-alvo. "O idealégeraro conteúdosobmedida, deacordocomas necessidadesdo layout”, indicaLeandro, daLMTTDesign
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