Locaweb Edição 94

cultura das startups 39 REVISTA LOCAWEB Panorama dos setores Qualquer empresa tradicional ou nova pode adotar a cultura de startup, mas alguns setores têmmais urgência para essa aplicação. É o caso das companhias B2C, que trabalhamem função do público-alvo, e das áreas que sofremmudanças rápidas. “Moda e tecnologia são alguns dosmercados mais drásticos”, afirma o empreendedor Bruno Perin. Já o setor financeiro pode ter alguma dificuldade na implementação. “As empresas são reguladas por uma série de regras de compliance ditadas pelo Banco Central e que devem ser seguidas rigorosamente, sob o risco de as companhias seremautuadas. Nesse cenário, tambémexistem questões trabalhistas e sindicais que regulam o formato de trabalho como empregado e, em alguns casos, há normas que restringemas práticas flexíveis adotadas pelas startups”, explica Elizeo Karkoski, diretor-executivo da P3KComunicação. vencedor, que chegou ao topo. Só que o sucesso não dura para sempre. É aí que aparece a ideia desafiadora, que entra para tornar o campeão aindamelhor. É um ciclo infinito”, explica. Na prática, vale a pena, a todo momento, reforçar a gestão criada. Isso pode ser feito por meio de campanhas de marketing e eventos. Outra boa ideia é contratar uma agência especializada na comunicação interna. Só assim é possível gerar ummodelo de gestão inovador, efetivamente orgânico e mais capacitado para obter sucesso. vez e, pronto, o trabalho está feito. Segundo Renato, a adaptação não tem fim, pois sempre há umamaneira demelhorar um negócio. “Costumamos usar a regra ‘Champion vs. Challenge’. Isto é, você conseguiu criar ummodelo Ciclo infinito Independentemente do rumo adotado, não existe uma estimativa de gastos e tempo investido na implementação do novomodelo de gestão. Ambos variamde acordo com cada empresa. Pesa ainda sobre isso o fato de que dar vida à cultura de startup não é algo de momento, que se aplica uma única Shutterstock.com Muitas vezes, a transição para uma estratégia mais moderna é a única chance de se manter vivo Bruno Perin, empreendedor serial e autor do livro Sem dinheiro – Como construir uma startup com pouca grana Uma das principais características propostas pelas startups é que não importa de onde as ideias surjam: todos precisam ter voz ativa

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==