Locaweb Edição 94

especial 36 REVISTA LOCAWEB deu mais resultado”, ressalta o especialista da Organica (https://organica.digital ). Há ainda mais um fator fundamental, que é a velocidade. Não interessa se seu serviço ou produto não está pronto. Coloque-o no mercado e vá ajustando-o de acordo com os feedbacks dos clientes. “Já atendi uma empresa que estava trabalhando em cima de um site por dois anos. Quando eles finalmente começaram, a internet já era outra. O que tinham planejado não funcionava mais”, lembra Renato. “Pense sempre em lançar logo. Nem que seja um protótipo. Não tem problema errar, faz parte do processo”, aconselha. Espaço para crescer É importante destacar que essas características realmente ajudamas startups a seremmais produtivas e crescerem rápido. Não é só teoria. A Eventbrite, plataforma global de venda de ingressos e tecnologia para eventos, é umbomexemplo dessemodelo de negócios. Ela nasceu como startup e hoje é uma empresa de capital aberto. “Apesar do grande crescimento, procuramos manter amesma mentalidade, como cliente no centro das nossas decisões e o dinamismo na tomada de decisões e na execução. Isso sem falar na cultura do erro, que consiste emaceitar e incentivar que os funcionários assumam riscos, experimenteme aprendam comas falhas, para aprimorar emelhorar os Na mira das empresas tradicionais O estímulo para as companhias tradicionais adotarem a cultura das startups está ligado à demanda do mercado atual. “As empresas precisam se ajustar à velocidade do mercado, pois basta piscar para ficar para trás e se tornar lento – o que é bemmais perigoso que ser menor. Muitas vezes, a transição para uma estratégia mais moderna é a única chance de se manter vivo”, alerta Bruno Perin, empreendedor serial (que cria processos”, aponta Beatriz Oliveira, head demarketing da Eventbrite América Latina. De acordo com a profissional, a Eventbrite não tem planos para abandonar a cultura de startups. “Entretanto, manter essa visão não quer dizer que deixaremos de traçar objetivos ambiciosos e claros para crescer no mercado. Apesar de nossos funcionários serem, em sua maioria, jovens, todos têm grandes responsabilidades e metas para ajudar em nosso desenvolvimento”, revela. Segundo Rafael, da Abstartups , transformação passa pelo fato de que os funcionários assumammais de uma tarefa e entendam que cada parte do processo é importante para o sucesso do todo Incentivamos os funcionários a assumirem riscos e aprenderem com as falhas para, dessa forma, aprimorarem os processos Beatriz Oliveira, head de marketing da Eventbrite América Latina

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==