Locaweb Edição 94

cultura das startups 35 REVISTA LOCAWEB paga uma mensalidade para não ver propaganda. O segundo pilar da cultura das startups está relacionado ao primeiro e diz respeito aos testes. “No modelo tradicional de gestão, a empresa assume o que é melhor para o cliente e cria um produto ou serviço em cima disso. Já as startups fazem perguntas para o consumidor e analisam hipóteses a partir do feedback. Com o tempo, se ajustam até encontrar um negócio vencedor”, conta Renato. Para visualizar melhor esse cenário, pense no funcionamento de um e-mail marketing em um e-commerce. Em vez de uma loja de roupas adivinhar qual produto fará mais sucesso, ao criar mensagem, o empreendedor pode realizar um teste: 5% da base vai receber tênis como destaque e outros 5%, camiseta. Aquela que apresentar mais resultado será enviada para os 90% restantes. Esse exemplo também serve para explicar o terceiro ingrediente que dá vida à estratégia inovadora: a gestão de dados. “Na cultura de startup, não existe espaço para o achismo ou a hierarquia da empresa, na qual a opinião do diretor tem mais peso que a do estagiário. A ideia é coletar informações o tempo inteiro para mensurar o que realmente funciona. E, independentemente de quem tenha dado a sugestão, será levado em consideração o que Uma das principais características do modelo de gestão é criar motivações para que a equipe se sinta engajada diante dos propósitos da empresa onde seja aplicada. A maior parte dos conceitos, porém, permanece igual em qualquer tipo de negócio, mesmo porque eles formam os pilares do modelo de gestão. O primeiro e principal desses pontos é a ideia de colocar o cliente no centro da estratégia. “As empresas tradicionais apostam em uma estratégia que empurra goela abaixo o que os usuários querem. As startups, por sua vez, conversam com o consumidor, entendem suas dores e montam um serviço que vai resolver seus problemas”, explica Renato Mendes, sócio e cofundador da Organica. Um exemplo prático é pensar na disputa entre TV e Netflix. Enquanto a televisão oferece uma programação fechada e recheada de comerciais, no serviço de streaming o usuário pode escolher ao que e quando assistir, e ainda Shutterstock.com As startups conversam com o consumidor, entendem suas dores e montam um serviço que vai resolver seus problemas Renato Mendes, sócio e cofundador da Organica

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==