Locaweb Edição 94

cultura das startups 33 REVISTA LOCAWEB Testes, erros e velocidade são algumas das características que moldam a gestão de negócio que tomou conta do mundo. Descubra como trazê-las para sua empresa [ Bianca Bellucci ] O Grupo Soma é um conglomerado brasileiro de moda. Criado em2010, reúnemarcas de peso, como Farm, Cris Barros e A.Brand. Tem 178 lojas espalhadas pelo País emais de 4.700 funcionários, sem contar a operação online. Para que conseguisse acompanhar a velocidade das vendas, porém, foi necessário fazer uma grande mudança nos últimos anos. Omodelo de negócios tradicional já não dava vazão ao que era desejado e, de olho no crescimento contínuo, o grupo resolveu adotar a cultura de startup, estratégia de gestão empregada por companhias como Alibaba e Facebook. “A área digital do grupo é responsável pela operação do CRM e pela criação de sites para sete marcas, que têm um aumento acelerado de 60% ao ano e expectativa de vendas de R$ 300 milhões em 2019”, explica Tiago Dowsley, head de digital no Grupo Soma. “Implementar tudo isso foi algo tão complexo que tornou impossível gerir a produção apenas com os modelos tradicionais de negócios”, acrescenta. Dessa forma, a empresa contratou a Organica, companhia que ajuda empreendedores a trabalhar com as características das startups. O processo levou cerca de seis meses e focou Culturadas startups

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==