Locaweb Edição 94

26 REVISTA LOCAWEB Conheça a história do Buscapé Company, uma das primeiras startups da internet brasileira FICHA TÉCNICA Empresa: Buscapé Company Fundação: 1999 (marca Buscapé) Sede: São Paulo, Brasil Canais de comunicação: /buscapecompany @buscapecompany www.buscapecompany.com O Buscapé Company, dono de várias empresas ligadas ao mercado de compra digital, é um grande case de sucesso. A startup brasileira soube usar uma necessidade dos internautas para gerar um produto útil, conquistar investimentos e expandir seus negócios de forma escalável. Ao longo dos anos, o grupo comprou uma série de empresas com potencial de mercado (incluindo concorrentes e marcas internacionais) e apostou em novas ideias tecnológicas de sucesso. A história da companhia começou em 1998, quando os estudantes Romero Rodrigues, Rodrigo Borges, Ronaldo Takahashi e Mario Letelier decidiram Muitoalémdo comparador memória empreender. Eles se reuniram para pensar em soluções que ainda não existiam no mercado e decidiram focar o mundo digital. “À época, os fundadores perceberamque a internet era pobre em serviços. Durante o processo, fizeramuma série de pesquisas e perceberam que nenhum site exibia uma lista comparativa de preços. Isso obrigava o consumidor a passar horas em frente ao computador, navegando de um lado para outro. A partir dessa necessidade, criaramo conceito do Buscapé”, explica Fernando Lugó, líder de marketing da empresa. O primeiro nome que veio à cabeça dos empreendedores para batizar a plataforma foi QuantoCusta, mas ele já estava registrado. Por isso, o grupo teve que pensar emoutra opção e escolheu a palavra Buscapé. Omotivo é inusitado: ela faz referência a um termo regional usado para se referir a bombinhas típicas de festas juninas, que despertama atenção de todos. Em junho de 1999, os sócios tiraram o projeto do [ Maria Beatriz Vaccari ] papel. Para isso, alugaram uma sala e investiram R$ 4.800 em três computadores pessoais. A partir daí, começaram a ligar para possíveis clientes, divulgando o software de comparação de preços. A ideia chamou atenção de empresários, que começaram a apostar suas fichas na proposta oferecida pelo Buscapé. O primeiro investimento veio da E-Platform, três meses após a fundação da empresa. No ano seguinte, com a internet cada vez mais acessível, a companhia abocanhou mais US$ 3 milhões, fornecidos pelos bancos Merrill Lynch e Unibanco. Processo de expansão Depois de receber os aportes, o Buscapé começou umgrandioso e longo processo de expansão. Em 2005, a empresa atraiu o fundo americano Great Hill Partners, que firmou sociedade comos fundadores. No ano seguinte, o aporte fornecido pelo novo parceiro permitiu que a

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==