Locaweb Edição 94

Q uanto mais evoluída uma ciência e suas formas de pensar, maior a necessidade de lembrarmos quais foram o contexto de seu ponto de partida e os problemas que compõem seu propósito. O termo Inteligência Empresarial (Business Intelligence) apareceu pela primeira vez em 1965, no livro “Cyclopaedia of Commercial and Business Anecdotes”. O autor Richard Millar Devens usou o termo ao descrever como um bancário da época havia superado seus concorrentes. Ele analisava informações sobre mercado e ambiente antes de tomar as decisões. Por isso, agora que estamos cientes da origem do monitoramento de dados e de que eles sempre fizeram parte de nossa rotina, proponho voltarmos aos três pilares da cultura de métricas e visão analítica. #TBT Contexto: identificação do problema Por meio do acompanhamento das métricas de negócio, como conversão do funil de vendas, pesquisas de satisfação ou comportamento do churn, as reais dores e os comportamentos atípicos ficam evidentes e prontos para a definição de ordem de priorização e ataque. Hipótese: ideação para resolução Nem sempre triviais, o desapego e a separação do que sabemos, achamos ou desconhecemos, são tão essenciais quanto o próprio repertório e a proposição de ideias, suposições e conjecturas. Experimento: validação para aceite/rejeição do caminho Com a clareza dos pontos de validação e métricas de sucesso, bem como disciplina na realização de cada teste, além do alcance da agilidade nas tomadas de decisão, é possível dar início a uma cadência virtuosa de entrega de valor. Você saberá que passou com sucesso pelos três pilares ao preencher a seguinte declaração: ”Eu acredito que ______, vou validar que ____, vou usar as métricas ____ e terei sucesso se______.” A adoção dessa rotina analítica, somada a uma autonomia estratégica e tática, fará com que muitas verdades estabelecidas sejam desconstruídas, abrindo espaço para realidades nem sempre fáceis, mas necessárias. Cássio Scozzafave Product owner na Locaweb e coautor do desconstrutivo.com.br @cascozza /cassioscozzafave Analisando a visão analítica influenciador 24 REVISTA LOCAWEB

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==