Locaweb Edição 94
"E stratégia sem tática é o caminhomais lento para a vitória. Tática semestratégia é o ruído antes da derrota.” Amáxima, de Sun Tzu, é autoexplicativa. O general chinês entendeu, há cerca de 2.500 anos, a importância do planejamento para fazer prosperar qualquer iniciativa. O “conselho” de Tzu, resumido, seriamais oumenos assim: tenha objetivos, fundamente bema sua estratégia, desenvolva táticas e vença – na guerra, na vida e na carreira. Falando emcarreira, vale destacar que o termo é quase umsinônimo para competição. Omundo do trabalho, a despeito da época ou do ofício exercido, sempre foi marcado pela busca por performance, foco na produtividade e, claro, pela conquista de resultados. Onze emcada dez prestadores de serviços, independentemente da área de atuação, direta ou indiretamente, almejampor isso. Mas somente alguns conseguiramou estão alcançando sucesso na carreira. São exatamente aqueles que têmplanejamento. OK, planos podem falhar às vezes. Mas não tê-los, com certeza, é uma péssima decisão. Mil e ummotivos podem levar umprojeto de carreira a naufragar, mas três razões, aomenos sob aminha ótica, são asmais sensíveis: foco excessivo emações operacionais, falta de visão de futuro e, evidentemente, ausência de estratégia. Vamos por partes: o acúmulo de demandas operacionais passa a impressão de crescimento na carreira, devido ao grande volume de trabalho. Pura ilusão. Os esforços, quase sempre, não estão alinhados a objetivos pessoais de longo prazo. Ou seja: perde-se muito tempo e se gasta muita energia executando tarefas desnecessárias, “apagando incêndios”. Essa é a sua rotina no trabalho? Sinal amarelo! A falta de visão de futuro é outro aspecto nocivo. Na maioria dos casos, o indivíduo não enxerga para além das funções que exerce no dia a dia, deixando de focar aquilo que almeja. Sem clareza na direção, os esforços diários acabam não trazendo resultados. Faz parte do seu dia a dia? Sinal vermelho! Outro complicador, para encerrar a “tríade”, é a falta de planos de curto prazo, médio e longo prazos. Isto é estratégia. A sua carreira não tem? Cuidado! Muito cuidado! Dois passos podemser dados para reorientar o rumo da própria carreira: o primeiro é saber onde se quer chegar. A definição de umpropósito (ou de umconjunto deles) é imprescindível. Todas as estratégias devemser voltadas aos objetivos futuros, demodo que a energia de agora seja canalizada para a geração de valor. O segundo passo é definirmetas claras a partir da visão de futuro, pontuando aquilo que se pode realizar emcurto espaço de tempo. Foi mais oumenos isso o que Sun Tzu ensinou, em umoutro contexto, alguns séculos atrás. No comando do exército real de Wu, ele próprio acumulou inúmeras vitórias, derrotando exércitos inimigos e capturando comandantes. Tudo isso, mesmo coma escassez de recursos que o reino da época lhe fornecia. Quemdiria que, em tempos bicudos de crises como os que atravessamos no Brasil de 2019, o velho comandante chinês seria tão atual? Higor Gonçalves Jornalista, pós-graduado em ComunicaçãoMercadológica eMarketing do Consumo, especialista emAssessoria de Comunicação, comMBA em Gestão Estratégica deMarketing /higorfgoncalves @higorfgoncalves higor.fgoncalves@gmail.com SunTzuealgumas lições estratégicas para a sua carreira influenciador 22 REVISTA LOCAWEB
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==