Locaweb Edição 93
especial 50 REVISTA LOCAWEB automaticamente os cálculos de ISS (Imposto Sobre Serviços), se o negócio for um serviço. Também é possível obter porcentagens de tributos, como IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), se a loja virtual for manufaturar o que vende, e II (Imposto de Importação), caso o e-commerce importemercadorias”, afirma Afonso. Custos fixos O empreendedor que não tem um bommodelo de negócios acaba sendo surpreendido pelos “custos invisíveis”. Isso ocorre Nossos clientes dizem que a concorrência é muito maior no mundo online, o que faz os preços despencarem em relação ao comércio tradicional quando ele só pensa na matéria- prima e nos impostos, esquecendo- se de somar despesas fixas à equação de precificação. E existem muitas delas, como aluguel, luz, água, internet, telefone, material de escritório, de limpeza, de informática e por aí vai. “O custo fixo existe independentemente do volume de venda. Ele é a estrutura do e-commerce”, conta Felipe. O consultor do Sebrae-SP explica que isso será pago pela margem de contribuição de cada produto, pois assim o empreendedor não precisa alocar suas despesas igualmente em cada item. Ele pode trabalhar com uma precificação na qual as mercadorias contribuam com valores diferentes para pagar esses gastos. Foco no lucro Depois de analisar todos os fatores citados acima, fica mais fácil pensar no lucro de produtos sem fugir da realidade. O ideal é planejar bem o valor de cada item, para garantir que ele cubra despesas e ainda proporcione ganhos à empresa, sem destoar da concorrência. Afonso explica que, de maneira geral, existem duas situações possíveis para quem trabalha com e-commerce. No primeiro cenário, o empreendedor revende algo fabricado por um terceiro, seja um fornecedor nacional ou de outro país, como a China. Com base no preço de tabela oferecido pelo fabricante e nas condições de pagamento (à vista, a prazo e outras), será possível calcular o sobrepreço, conhecido como markup. É ele Thiago Santana Mazeto, head de experiência do cliente da Tray Felipe, do Sebrae-SP, indica que a análise dos concorrentes é fundamental para determinar seu posicionamento no mercado
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