Locaweb Edição 93
precificação 49 REVISTA LOCAWEB Quem oferece atrativos, como uma plataforma melhor, prazo de entrega mais rápido e frete grátis para determinadas regiões, por exemplo, precisa cobrar mais caro por isso será possível avaliar desde a etapa de gerar conhecimento e consideração pelos seus produtos, passando pela experiência de venda e uso, até o ponto de conquistar ‘advogados da marca’, pessoas que irão recomendar os itens após o uso”, diz. Desmembrando a precificação Depois de analisar o mercado e identificar os diferenciais de seu e-commerce, é hora de começar a pensar em números. “Nessa etapa, é fundamental conhecer os custos do e-commerce. Caso contrário, corre-se um risco muito grande de ter prejuízo financeiro, mesmo vendendo bastante”, conta Thiago Santana Mazeto, head de experiência do cliente da Tray. O profissional aconselha fugir de estratégias prontas, pois cada negócio tem sua particularidade. A partir daí, é preciso focar itens como impostos e custos fixos, antes de pensar no lucro propriamente dito. Impostos Para obter lucro, é preciso calcular todas as despesas que a loja terá ao vender um produto. O empreendedor nunca pode deixar de considerar os impostos, já que eles são obrigatórios e variam conforme o regime tributário aplicado à empresa. Todo item vendido conta um respectivo imposto. Na legislação brasileira isso é algo bastante complexo, por causa do grande número de regimes em que o seu negócio pode ser enquadrado. Os mais comuns para PMEs são Microempreendedor Individual (MEI) e Simples Nacional. O assunto pode até parecer confuso, mas ficamais fácil quando o empresário usa a tecnologia a seu favor. A Calculadora de impostos do Sebrae ( http://lwgo.to/1jc ) , por exemplo, é uma mão na roda. Ela chega ao valor dos impostos com base em diversas informações fornecidas pelo usuário, como a unidade federativa da empresa e seu segmento. “Esse tipo de ferramenta, alémde orientar, pode fazer Estratégias de planejamento A Jornada do Cliente é uma ferramenta indicada para quem quer mapear comportamentos de usuários. Basicamente, o processo consiste em analisar toda a trajetória do consumidor, desde o primeiro contato com a loja virtual até a compra. Após a realização desse processo, o e-commerce pode começar a pensar no Funil de Vendas , uma estratégia para aumentar o número de conversões. Esse recurso de marketing identifica em qual etapa da jornada o usuário está e usa medidas específicas para conquistá-lo. Dessa forma, é possível induzir, de forma positiva, a pessoa a finalizar a compra. Shutterstock.com É importante analisar a Jornada do Cliente para entender, de forma detalhada, como seu produto é visto pelo mercado
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