Locaweb Edição 93

especial 48 REVISTA LOCAWEB Por onde começar? O processo de precificação de produtos vendidos por e-commerces deve começar com uma boa análise de mercado. Segundo Felipe Chiconato, consultor do Sebrae-SP, um dos primeiros passos é analisar quanto as lojas concorrentes cobram por itens iguais ou semelhantes. “Essa técnica serve para trabalhar o seu posicionamento estratégico perante o mercado. Após uma série de consultas, é possível saber se o seu item é o mais barato, mais caro ou mediano entre os semelhantes”, explica. Afonso Carlos Braga, professor do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia, ressalta que a etapa de análise de concorrência é uma boa oportunidade para identificar vantagens competitivas. Afinal, observar atentamente preços e condições oferecidos por outras empresas é uma das principais chaves para trabalhar o posicionamento de uma loja virtual e descobrir o público com quem você pretende lidar. “Identifique produtos semelhantes, faça simulações da venda do seu item, comparado-o aos concorrentes, e veja se sua oferta ainda é relevante. Se você não conseguir identificar nenhuma vantagem competitiva, é melhor ficar atento, pois os consumidores vão optar pela solução mais econômica”, explica o professor. menor que a dos concorrentes, o produto precisa ser mais barato”, destaca Felipe. Afonso recomenda que se analise também a Jornada do Cliente e o Funil de Vendas (veja o quadro Estratégias de planejamento ), duas ferramentas de planejamento intuitivas e práticas. “Ao aprofundar-se nelas, Quem oferece atrativos, como uma plataforma melhor, prazo de entrega mais rápido e frete grátis para determinadas regiões, por exemplo, precisa cobrar mais caro por isso, já que o pacote tem um valor agregado em relação aos outros. “O cenário oposto também pode ser considerado. Se a sua oferta de serviços for Para fazer os cálculos, vale a pena usar ferramentas como a Calculadora de Impostos do Sebrae, aponta Afonso, professor do Instituto Mauá de Tecnologia Shutterstock.com Para precificar um produto é preciso analisar o plano de negócios, verificar quais são os custos fixos e variáveis, ficar de olho na concorrência e calcular os impostos

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==