Locaweb Edição 93

novos aprendizados 41 REVISTA LOCAWEB Um protótipo ajuda a visualizar melhor a ideia, ainda mais quando o objetivo é vender algo inovador, como uma camisa com nanotecnologia que não suja 2.MVP Uma camisa resistente a manchas, odor e amasso. Essa roupa não é uma ideia futurística tirada de desenhos à la “Os Jetsons”. Ela existe, e funciona para valer. “Muita gente do setor têxtil riu demime disse que eu era louco quando sugeri a criação de uma peça que não sujava. Mas sempre olhei para o futuro, e não para o presente”, aponta Luciano Bueno, empreendedor da startup fashion Horvath Clothing Co. Para vender umproduto nunca visto antes e que não tinha credibilidade, a solução foi criar umMVP, sigla paraMinimumViable Product (ProdutoMínimo Viável). Na prática, trata-se de umprotótipo feito comomenor investimento possível e que temo objetivo de testar umnegócio, antes de aportar grandes investimentos. Luciano criou seuMVP de última hora para umpitch de investimentos, borrifando spray de Estou estudando biotecnologia. Isso porque, nos próximos 10 anos, as roupas não serão mais extraídas da terra. Os tecidos vão vir dos laboratórios resistência à água emuma camisa. Durante os testes, a roupa resistiu à água, mas não à Coca-Cola. “O protótipo era tosco, mas foi importante para entenderemo que estávamos querendo oferecer. Apenas ideia não vende. É preciso colocá-la emprática”, ressalta. O feeling de empreendedor estava certo. Mesmo tendo falhado no segundo teste, a Horvath conquistou investimento. Assim, Luciano comprou tecido com nanotecnologia e aprimorou o projeto. A primeira coleção de roupas teve sua estreia durante a Silicon Valley FashionWeek, nos Estados Unidos. É importante ressaltar que toda a trajetória ocorreu dentro da Draper University. Essa escola localizada no Vale do Silício é dedicada a criar empreendedores. “Ali, tive que fazer uma série de treinamentos fora da caixa, desde vender roupa íntima na rua para perder omedo de Raio-X Empreendedor: Luciano Bueno Idade: 27 anos Empresa: Horvath Clothing Co. LinkedIn: http://lwgo.to/1j7 falar comas pessoas, até aprender liderança coma Navy SEALS, a força de operações especiais damarinha americana”, lembra Luciano. A Horvath nasceu como uma espécie de TCC, mas semostrou mais promissora do que um trabalho de faculdade. Hoje, a segunda coleção está sendo finalizada. E Luciano já pensa em outras formas de impactar amoda. “Estou estudando biotecnologia. Isso porque, nos próximos 10 anos, as roupas não serãomais extraídas da terra. Os tecidos vão vir dos laboratórios”, adianta. Luciano enfrentou resistência do mercado e desenvolveu um modelo bastante simples, mas que o ajudou a seguir em frente

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