Locaweb Edição 93

P or mais óbvio que possa parecer, você sabe qual é o grau de necessidade que sua proposta de valor estabelece como público-alvo? Isso porque, quanto melhor conhecer a etapa emque se encontra, mais certeira e significativa será a sua atuação. De que adianta tomar as melhores vitaminas no ápice de uma gripe ou omais completo antigripal todas as manhãs? Desperdício de recursos, não acha? Não adianta ter recursos, mas faltar visão do seumomento e estado. Por isso, vamos resgatar a clássica pirâmide de Maslow. Ela foi criada nos anos 50, e possui o objetivo de estratificar os 5 níveis de satisfação. O conceito abrange da realização da necessidademais básica até o alcance do desejomais aspiracional. 1. Fisiológica: na base da pirâmide encontramos tudo que garante a sobrevivência, como respirar, comer, dormir etc. Perceba que nada émais importante do que semanter vivo; 2. Segurança: voltada para amanutenção das “garantias” que proporcionam segurança de um futuro, como renda familiar, saúde física e acesso a umabrigo seguro; 3. Relacionamento: necessidade relacionada ao desejo de se sentir pertencente a um contexto social e estabelecer laços de intimidade entre seus pares; 4. Estima: foca a relação do ser com seu próprio eu, estabelecendo um reconhecimento de valor próprio e potencialidades de dentro para fora. 5. Realização pessoal: na ponta da pirâmide, encerramos com o sentimento de equilíbrio pleno, proveniente do alcance da sua moral, autonomia e autocontrole. Outra forma de ressignificar tal visão é a Pirâmide de Hierarquia das Necessidades, desenvolvida por Steven Bradley, com fundamentos de design e experiência do usuário. Tal visão propõe 6 camadas entre a tarefa (base) e a experiência (ponta). 1. Funcional : valor focado na utilidade, simplicidade e previsibilidade; 2. Confiável: performance consistente, homogênea e perene; 3. Utilizável : interação como produto de forma acessível e compreensiva; 4. Conveniente: mais do que utilizável, atende a diferentes contextos de forma natural e orgânica; 5. Agradável: fonte de prazer e satisfação no âmbito pessoal ou profissional; 6. Significativo: mescla valores pessoais comos do produto, conferindo-o identidade e significado. Perceba que as camadas têm muito a dizer sobre a condição humana e o posicionamento da sua entrega de valor frente ao público. Mesmo porque, não adianta um carro todo equipado, com recursos mil, se ele falhar na hora de ir do ponto A ao ponto B. Então, sem atropelamentos ou guerra de ego, estabeleça seu caminho e nunca esqueça: "first things first". Cássio Scozzafave Product owner na Locaweb e coautor do desconstrutivo.com.br @cascozza /cassioscozzafave Entre pirâmides e propostas de valor influenciador 22 REVISTA LOCAWEB

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