Locaweb Edição 93
Q uanto tempo, na sua opinião, dura uma “viagem” de elevador? Três minutos? Cinquenta segundos? Seria tempo suficiente para apresentar uma nova ideia de negócio, fazendo um investidor potencial se interessar a ponto de querer agendar uma reunião? Pode soar quase impossível, mas essa é a proposta do “elevator pitch”. O intuito é apresentar uma ideia de forma sucinta, com o objetivo de conquistar o interesse, e, claro, a aprovação de investidores. Saber vender uma ideia de modo eficiente pode proporcionar excelentes oportunidades de negócio. Mas, para isso, é fundamental ser conciso, direto e estar preparado para apresentar a proposta de valor e os benefícios da ideia em qualquer situação, seja dentro do elevador ou durante um cafezinho. O foco é destacar a capacidade em gerar receita para quem acreditar na ideia. Nesse sentido, tenha muito bem definido os objetivos do seu negócio, identifique que gancho poderá chamar a atenção do possível investidor e não perca a oportunidade de dar o seu recado. Por onde começar? Confira essas cinco dicas: 1 - Brainstorm: antes de vender uma ideia é preciso ter uma. E ela deve, necessariamente, ser boa o suficiente para atrair o interesse de um investidor. Faça um brainstorm sobre como enxerga o seu negócio, em quais nichos pretende atuar, quem serão os clientes e quais demandas serão atendidas. 2 - Propósitos: defina quais são os objetivos, as necessidades dos possíveis clientes e o que você fará para supri-las. Detalhe quais soluções o negócio atenderá. Adote umnome para ele, mesmo que temporário - vai ajudar a resumir o conceito em poucas palavras. Deixe claro qual é o diferencial da sua ideia e por que elamerece ser ouvida. 3 - Mote: pode ser uma alegoria, uma anedota ou uma pergunta intrigante. O importante é criar um mote que prenda a atenção e engaje o possível investidor. Será necessário apresentar em poucos minutos, então garanta que vai transmiti-lo de modo assertivo. 4 - Script: crie um roteiro do seu “discurso de elevador”. Escreva o que deseja comunicar, mostrando o potencial do seu negócio e leia em voz alta, de preferência cronometrando o tempo, até chegar a três minutos. 5 - Ensaie: pratique! Deixe o seu discurso impecável e tenha tudo memorizado – não decorado. Na hora decisiva, as palavras e a ordem das coisas podem mudar. Tudo bem. No entanto, a prática proporciona mais confiança. Agora, aguarde por aquela “viagem” de elevador que poderá revolucionar a sua carreira. Subindo! Higor Gonçalves Jornalista, pós-graduado em ComunicaçãoMercadológica eMarketing do Consumo, especialista emAssessoria de Comunicação, comMBA em Gestão Estratégica deMarketing /higorfgoncalves @higorfgoncalves higor.fgoncalves@gmail.com Elevator Pitch: a “viagem” deelevador quepode revolucionar a sua carreira influenciador 20 REVISTA LOCAWEB
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